Propose icon

NOVA FILIAL BOM JESUS!

Na Rua Luis Inácio Dutra, 477, Sala 02 Visite-nos

Blog da Cyber

Author
admin
Date
30 de abril de 2019
Comments
0

5 golpes que ainda continuam a ser aplicados na internet e como se proteger deles

Os golpes na Internet existem há quase o mesmo tempo que a própria Internet, e muitos deles têm raízes em golpes que existiam bem antes da internet, mas que foram adaptados ao novo meio. Os golpes se tornaram mais avançados, mais enganosos e mais comuns, e mesmo fraudes veneráveis ​​dos primeiros dias ainda incomodam as pessoas.

Infelizmente, o software de proteção contra malware não ajuda muito em muitos desses tipos de golpes, porque eles confiam em enganar o usuário, não em entregar software malicioso. Portanto, estar ciente das fraudes comuns pode ajudá-lo a evitá-las.

Os programas de e-mail melhoraram ao adicionar formas de reconhecer e-mails falsos e sinalizá-los antes que cheguem até você, mas eles não são perfeitos. A melhor maneira de evitar cair em uma fraude é saber como elas se parecem. Abaixo estão alguns dos mais comuns que você pode encontrar – ou já pode ter encontrado.

E-mails de phishing e páginas da Web falsas

Este é o golpe de internet e e-mail mais difundido hoje. Um e-mail de “phishing” induz você a divulgar suas credenciais de login – seu nome de usuário e senha – por meio de e-mails e links convincentes para páginas da web. Esses e-mails de phishing e sites falsos  que se assemelham a autoridades legítimas de crédito, como o Citibank, o eBay ou o PayPal.

Os e-mails assustam ou induzem você a clicar em um link que leva você à página da Web falsa, na qual você pode inserir sua ID e senha. Um truque comum é uma necessidade urgente de “confirmar sua identidade”. A mensagem até mesmo lhe oferecerá uma história de como sua conta foi atacada por hackers para induzi-lo a divulgar suas informações confidenciais.

O embuste nigeriano

A maioria de vocês recebeu um e-mail de um membro de uma família nigeriana com riqueza . É um pedido desesperado de ajuda para obter uma quantia muito grande de dinheiro fora do país. Uma variação comum é uma mulher na África que alegou que seu marido havia morrido e que ela queria deixar milhões de dólares de sua propriedade para uma boa igreja. Isso é conhecido como fraude nigeriana, e também como “4-1-9” (que se refere à seção do Código Penal nigeriano que trata da fraude) e “Scam de taxa antecipada”.

Golpes de loteria

A maioria de nós sonha em ganhar muito dinheiro na loteria, desistir de nossos empregos e se aposentar enquanto ainda é jovem o suficiente para aproveitar as coisas boas da vida. É provável que você receba pelo menos um e-mail intrigante de alguém dizendo que você realmente ganhou uma quantia enorme de dinheiro. As visões sedutoras da riqueza podem fazer você esquecer que você nunca entrou nessa loteria.

Esse golpe geralmente vem na forma de uma mensagem de e-mail convencional. Ele informa que você ganhou milhões de dólares, e elogia repetidamente você. A pegadinha: antes de poder coletar seus ganhos, você deve pagar a “taxa de processamento” que pode ser superior a vários milhares de dólares.

No momento em que o bandido desconta sua ordem de pagamento, você perde. Normalmente, no momento em que você percebe que foi enganado por um vigarista, eles já se foram há muito tempo com seu dinheiro. Evite esse golpe ignorando-o e excluindo o e-mail.

Golpes de viagem

Esses golpes são mais ativos durante os meses de verão. Você recebe um e-mail com a oferta de obter tarifas incrivelmente baixas para algum destino exótico, mas é necessário reservá-lo hoje ou a oferta expira naquela noite. Se você ligar, você vai descobrir a viagem é gratuita, mas as tarifas do hotel são muito caro.

Alguns podem lhe oferecer preços baixos, mas escondem certas altas taxas até que você “assine na linha pontilhada”. Outros, para dar a você o brinde, farão com que você se sente em um campo de timeshare no destino. Ainda assim, outros podem simplesmente pegar seu dinheiro e entregar nada. Conseguir um reembolso, caso decida cancelar, é geralmente impossível.

Sua melhor estratégia é reservar sua viagem pessoalmente, através de uma agência de viagens respeitável ou serviço on-line legítimo comprovado.

“Faça dinheiro rápido” e-mails em cadeia

Um esquema de pirâmide clássico: você recebe um e-mail com uma lista de nomes e é solicitado a enviar 5 dólares (ou mais) por e-mail para a pessoa cujo nome está no topo da lista, adicionar seu próprio nome ao final e encaminhar a lista atualizada para várias outras pessoas.  O autor desta carta scam explica meticulosamente que, se mais e mais pessoas se juntarem a essa corrente, quando for a sua vez de receber o dinheiro, você pode até se tornar um milionário!

Tenha em mente que, na maioria das vezes, a lista de nomes é manipulada para manter o nome principal (o criador do golpe, ou seus amigos) no topo, permanentemente.

Quer saber mais sobre soluções de Internet? Entre em contato.