fbpx
Propose icon

NOVA FILIAL BOM JESUS!

Na Rua Luis Inácio Dutra, 477, Sala 02 Visite-nos

Blog da Cyber

Author
admin
Date
6 de novembro de 2019
Comments
0

A importância da internet no agronegócio

A internet tem desempenhado um importante papel no principal setor da economia brasileira: o agronegócio.

 

Por meio da  internet no agronegócio, além do produtor rural ter acesso a conhecimento, ele pode contar com ferramentas que ajudam a otimizar seu dia a dia e garantir qualidade nos alimentos e produção que atenda a demanda.

 

Sem contar na possibilidade de interagir com outros produtores e especialistas e obter auxílio quando necessário.

 

No entanto, mesmo trazendo muitos benefícios para a produção rural, a internet no campo ainda é uma realidade de poucos e esses que a possuem, alegam não ser uma internet de qualidade.

 

Qual a influência da internet no agronegócio?

 

O agronegócio tem crescido, e a internet chega para contribuir com esse desenvolvimento no campo.

 

Com o advento da internet, surgiram várias plataformas e sistemas referentes à tecnologia da informação, possibilitando realizar a integração de sistemas e ferramentas e também o gerenciamento delas. E isso favoreceu várias áreas, dentre elas a agricultura. Assim, surgiu o que é conhecido como “Agricultura 4.0”.

 

A agricultura 4.0 consiste em tornar os processos no campo mais digitais. Ela compreende processos de mecanização, tecnologias integradas através de softwares e a tomada de decisões e ações tendo como base dados colhidos por meio de ferramentas digitais.

 

Por meio da integração de ferramentas e da automação, por exemplo, consegue-se realizar processos de qualquer lugar. Sem a necessidade do produtor estar na lavoura naquele momento.

 

Essa integração dos dispositivos torna tudo muito mais otimizado, conseguindo realizar a automação de diversos processos em passos simples.

 

Hoje em dia pode-se fazer o uso de drones para mapeamento agrícola, o que melhora a produtividade e a eficiência no campo. Ainda, pode-se utilizar pulverizadores automáticos, sistemas para obter informações sobre o clima, sensores para obtenção de dados sobre o ambiente (salinidade do solo, umidade do ar e temperatura).

 

E a maioria desses sistemas e aplicativos podem ser controlados por dispositivos móveis como tablets ou mesmo celulares.

 

Com isso, além de maior produtividade no campo, o produtor também consegue realizar a redução de custos e melhorar a qualidade dos alimentos produzidos.

 

Com todos esses benefícios, vemos o quão essencial é para o produtor, ter uma internet de qualidade, uma vez que, problemas como falha na conexão podem resultar em muitos atrasos e prejuízos na lavoura.

 

Citamos ainda que a internet de qualidade na vida do produtor rural ajuda na redução de custos, o que favorece a redução de desperdícios.

 

Por que ter uma internet de qualidade no campo?

 

Muitas vezes o produtor rural precisa ter acesso à informações num determinado momento, fazer o envio de dados importantes ou mesmo acessar algum sistema ou aplicativo, mas com uma internet instável podem haver atrasos ou mesmo a necessidade de se deslocar para resolver um problema que poderia ser solucionado online.

 

A  internet no agronegócio também ajuda em outras tarefas que não estão diretamente relacionadas com o setor, tais como: acesso a informações bancárias, consulta de preços, entre outras. E aqui também é necessário que se tenha um sinal com estabilidade e boa velocidade.

 

É sempre importante contar com uma internet de qualidade para o seu negócio. E a Cyberfly oferece, além de um provedor de internet eficiente, planos de acordo com suas necessidades, conheça mais sobre.