fbpx
Propose icon

NOVA FILIAL BOM JESUS!

Na Rua Luis Inácio Dutra, 477, Sala 02 Visite-nos

Blog da Cyber

Author
admin
Date
7 de maio de 2019
Comments
0

A velocidade da sua internet e dos seus downloads estão diferentes? Saiba porque isso acontece!

A velocidade da Internet, o número que eles dão a você (5 Mbps, por exemplo), não tem nada a ver com o quão rápido sua internet funciona. Não é como um carro ou moto, onde você pode medir o quão rápido ele vai em milhas por hora (mph). 

Em vez disso, a velocidade da Internet é sua largura de banda (alocada). Largura de banda é a quantidade de dados que podem ser enviados para você, geralmente medidos em segundos. Por exemplo, 5 Mbps significa que você pode receber até 5 megabits de dados por segundo.

Como funciona a largura de banda?

A melhor maneira de explicar (e entender) como funciona a largura de banda (e sua velocidade da Internet) é usando uma analogia.

Pense na largura de banda como uma autoestrada. Todos os carros (dados) viajam na mesma velocidade, então, para obter mais dados da internet para o seu computador mais rapidamente, a via expressa precisa ser mais ampla.

Em outras palavras, digamos que 1 Mbps é o equivalente a uma via de 1 faixa. E digamos que você estava tentando baixar uma imagem de 5 MB. Portanto, se você tivesse uma largura de banda de 1 Mbps, levaria cerca de 5 segundos para baixar a imagem.

Agora digamos que você tenha uma conexão de 5 Mbps (largura de banda) ou uma via de 5 pistas. Quão rápido você receberá sua imagem? 1 segundo.

O que é importante notar aqui, e isso confunde muita gente, é que sua internet não é mais rápida, de 1 Mbps a 5 Mbps, ou por mais largura de banda que sua conexão tenha. Seus dados são transferidos para você em um ritmo mais rápido porque mais dados podem ser enviados ao mesmo tempo. É mais eficiente, tornando sua internet perceptivelmente mais rápida, não tecnicamente mais rápida.

Tudo isso dito, não há apenas uma velocidade de internet. No entanto, a “velocidade da internet” real tem a ver com a latência e esse tópico está fora do escopo deste artigo específico.

Qual é a diferença entre velocidades de upload e download?

Outra coisa confusa sobre compras na internet é quando você vê velocidades listadas assim:

5/1 Mbps

O que isto significa? Bem, isso significa que o plano de internet tem uma velocidade de download de 5 mbps e uma velocidade de upload de 1 mbps.

A razão pela qual sua velocidade de upload e download é diferente é porque a maioria das conexões de internet são assimétricas. Isso significa que a largura de banda é de um tamanho diferente, indo para um lado em relação ao outro. Como a maioria dos usuários consome conteúdo em vez de carregá-lo, a largura de banda para as velocidades de download é maior (do que o upload).

 

O que afeta minha velocidade na Internet?

Há uma série de coisas que afetarão (negativamente) a velocidade da sua internet.

  • Tipo de conexão

Tipo de conexão desempenha um grande papel na rapidez de uma conexão à Internet que você terá. Usando minha analogia de antes, algumas estradas (largura de banda) são fixas ou limitadas – elas não podem ser ampliadas. Dial-up e, em certa medida, DSL, são exemplos perfeitos disso.

  • Tráfego congestionado

Ok, não posso evitar. Eu vou usar minha analogia novamente. É só anda de mãos dadas com as velocidades da internet.

De qualquer forma, sua internet pode ficar congestionada como uma via expressa. Quanto mais dados (ou carros) estiverem sendo solicitados e enviados, mais largura de banda (vias de freeway) serão usadas ao mesmo tempo. Em algum momento, todas as pistas serão ocupadas, para que os carros (dados) demorem mais tempo para chegar até você.

O congestionamento geralmente acontece durante os horários de pico, como quando todos saem do trabalho e registram na internet. Mas você também pode experimentar velocidades mais lentas se tiver uma rede doméstica (e todos estão on-line) ou alguém usando sua conexão sem fio fora de sua casa.

  • Conexões ou equipamentos ruins/antigos

Pense em fios e conexões ruins como uma auto estrada que passa de 5 linhas para 1 de repente. Isso força todos os carros (dados) a engarrafar, levando mais tempo para chegar até você.

A mesma coisa vale para o seu equipamento. Se você tiver equipamentos desatualizados ou se o seu equipamento não estiver configurado da maneira ideal, isso poderá diminuir a velocidade com que você recebe seus dados.