fbpx
Propose icon

NOVA FILIAL BOM JESUS!

Na Rua Luis Inácio Dutra, 477, Sala 02 Visite-nos

Blog da Cyber

SaaS
Author
admin
Date
10 de dezembro de 2019
Comments
0

As mudanças dos softwares para SAAS

O SaaS (em português “software como serviço”) é uma das aplicações mais conhecidas da computação em nuvem.

Com a difusão dele, muitas empresas fizeram mudanças dos softwares para Saas, pois viram mais benefícios.

E essa aplicação, mais conhecida como “modelo de distribuição”, é apenas uma das três aplicações da cloud computing (computação em nuvem), sendo as outras: infraestrutura como serviço (IaaS) e plataforma como serviço (PaaS).

Ela chegou para mudar o modo como as pessoas têm acesso e utilizam diferentes tipos de softwares, especialmente as empresas.

 

O que é SaaS? Como ele funciona?

 

Uma definição simples e objetiva para “Software como Serviço” seria: um modelo de distribuição de softwares onde os programas/aplicativos são hospedados no data center de provedor de serviços e os clientes podem acessar de qualquer lugar e por meio de distintos dispositivos através da internet.

Esse recurso surgiu por volta do ano 2000, mas somente alguns anos mais tarde ele começou a se popularizar, quando o acesso à internet de qualidade se tornou mais abrangente.

A maioria das empresas que fornecem aplicações em SaaS possuem as mesmas características, dentre as quais:

– Realizam atualizações automáticas dos softwares, sem que haja a intervenção do cliente;

– Não é necessário nenhum software instalado em seu computador;

– Para adquirir o serviço é preciso fazer uma assinatura.

Então, para o cliente, toda a infraestrutura que ele necessitará se foca numa boa conexão com a internet.

Há empresas de diferentes segmentos oferecendo serviços de SaaS, tais como empresas de aplicativos de edição e gerenciamento de documentos, para e-mail, ferramentas de trabalho colaborativo, para CRM, processamento de folha de pagamento, gerenciamento de RH, ERP, financeiro, entre outros.

Do mesmo modo que a contratação de serviços em nuvem, as empresas que aderem ao Saas fazem uma assinatura quinzenal, mensal ou mesmo anual. O que difere do modelo atual de acesso a softwares e aplicativos, onde o cliente adquire uma licença permanente, onde, algumas vezes, há uma taxa (opcional) referente ao suporte e atualizações.

 

Mudanças dos softwares para SaaS: benefícios

 

As mudanças dos softwares para SaaS trazem uma série de benefícios para as empresas, veja alguns deles a seguir.

 

Facilidade de acesso

 

Como os programas que usam o SaaS estão disponíveis pela internet, eles podem ser acessados de quaisquer dispositivos e de qualquer lugar, no entanto, um dos fatores que ditará o desempenho dele será a qualidade da sua conexão com a internet.

 

Para todas as plataformas

 

E eis aqui uma das grandes vantagens de uma empresa optar pelas mudanças dos softwares para SaaS: um aplicativo baseado Saas pode rodar em diferentes plataformas, desde computadores a dispositivos móveis. Já os softwares tradicionais rodam apenas em um ou em outro, devendo a empresa disponibilizar um específico para cada plataforma (o que te faria ter que investir mais). Sem contar que os aplicativos em Saas podem ser executados nos principais navegadores.

 

Escalabilidade

 

Especialmente para o caso de empresas em crescimento, o SaaS pode ser um grande aliado no caso de diminuição ou expansão dos serviços. Em outras palavras, por meio dele você consegue multiplicar sua renda sem ter que aumentar seus custos na mesma proporção.

 

Atualizações automáticas

 

Citamos anteriormente que as empresas que fornecem aplicações baseadas em SaaS realizam atualizações automáticas, sem que seja necessária a intervenção do cliente.

Essas atualizações geralmente são feitas mensalmente e, assim, a sua empresa não precisará se preocupar em adquirir novas licenças e atualizações, por exemplo, nem mesmo se preocupar com atualizações de segurança.

 

Economia

 

Um dos maiores benefícios do SaaS é a economia proporcionada.

No caso de adquirir uma licença de software, seria necessário realizar um investimento mais elevado de uma vez, mas com o SaaS há um investimento menor, o que ajuda até mesmo os pequenos negócios a se tornarem mais competitivos e inovadores. Essa é uma excelente alternativa para empresas que precisam desenvolver ou implementar novos produtos ou serviços de modo simples e econômico.

 

Melhora sua competitividade

 

As empresas que trabalham com SaaS estão sempre buscando oferecer benefícios para seus usuários, com o intuito de fidelizá-los. Com isso, as empresas que fazem uso de ferramentas baseada nele conseguem ter mais tempo para dedicarem ao desenvolvimento de um melhor relacionamento com seus clientes.

E como foi mencionado aqui, o Saas precisa de um bom provedor de internet para que você tenha o melhor dele em sua empresa e para que seja possível acessar os softwares de qualquer dispositivo e lugar sem problemas.

E, quanto a isso, você sabe que pode contar com toda a qualidade e segurança que os planos de internet da Cyberfly oferecem para sua empresa. Entre com contato ou saiba mais aqui.