fbpx
Propose icon

NOVA FILIAL BOM JESUS!

Na Rua Luis Inácio Dutra, 477, Sala 02 Visite-nos

Blog da Cyber

Author
admin
Date
17 de setembro de 2019
Comments
0

Como identificar E-mail Phishing?

O E-mail Phishing é um tipo de golpe que cresce em ritmo acelerado. E acredite, cair nele não é algo exclusivo para usuários iniciantes. 

Isso porque esse tipo de mensagem, muitas vezes, replica com propriedade a abordagem de empresas e instituições que o usuário tem acesso. E é preciso muito cuidado e conhecimento para saber quando ela é, na verdade, um canal para a transmissão de malwares. 

Nesse post, você verá como identificar E-mail Phishing e não cair nesse tipo de cilada.

Dicas de como identificar E-mail Phishing

O E-mail Phishing é um golpe que existe praticamente ao mesmo tanto de tempo que o próprio e-mail (saiba mais da criação dessa ferramenta no post Você sabe como surgiu o E-mail?). Desta forma, como essa ferramenta evoluiu, a fraude foi sendo aperfeiçoada ao longo dos anos. 

Os golpistas criam mensagens com informações ou tecnologias atrativas e que chamam a atenção, fazendo com que o usuário clique em links ou abra arquivos, sendo, assim, atacado por malwares.

Contudo, apesar disso, existem algumas formas de você identificar um E-mail Phishing. E nós separamos algumas dicas nesse sentido para te ajudar. 

  • Atenção ao remetente 

A primeira coisa que você deve olhar é o remetente. Grande parte das mensagens desse gênero usam remetentes que tentam replicar os oficiais de empresas, mas que possuem domínios totalmente diferentes.

  • Cuidado com assuntos alarmistas 

O principal objetivo do E-mail Phishing é fazer que você abra a mensagem e clique em alguma coisa. Assim, é possível transmitir o malware que vai causar um verdadeiro estrago na sua máquina. 

Por isso, esse tipo de golpe utiliza-se de mensagens alarmistas para fazer o usuário abrir a mensagem. Coisas como “Seu cartão foi bloqueado”, “sua conta será suspensa”, “intimação extrajudicial” e outros títulos do gênero são amplamente usados nesse tipo de golpe.

Então, cuidado para não sair abrindo qualquer mensagem no desespero. Respire fundo, pense se há algum motivo para você receber uma mensagem do gênero e avalie o remetente. 

  • Desconfiou? Então não clique em links e arquivos

Você abriu o e-mail e ficou desconfiado porque faltam informações, existem erros de ortografia e coisas do gênero? Então o melhor é não clicar em nenhum link ou arquivo. 

Esse clique é o que os criminosos precisam para transmitir o malware e assim terem acesso a sua máquina. O melhor é fechar a mensagem, verificar a informação através de algum contato oficial, e então excluir o e-mail recebido.

  • Recebeu e-mail de alguém conhecido? Entre em contato com a pessoa antes de fazer qualquer coisa

No golpe do E-mail Phishing, é muito comum receber mensagens de contatos conhecidos. Isso porque, há chances de os criminosos já terem hackeado os endereços dessas pessoas. 

Logo, se você receber algum e-mail fora do comum, do remetente de algum conhecido, o melhor a se fazer é entrar em contato com a pessoa.

  • Vá até os canais oficiais da marca

É muito comum que os criminosos consigam replicar na mensagem, dados e sites com perfeição. Principalmente em caso de promoções e sorteios. 

O melhor a se fazer ao receber algum conteúdo do gênero é visitar o site oficial da marca. E lembre-se sempre de manter o seu antivírus ativado, pois, em várias situações,os criminosos recriam inclusive o site, e apenas uma ferramenta de proteção conseguirá acusar a cópia. 

Saber como identificar E-mail Phishing é essencial para evitar cair em golpes típicos da internet. E com as dicas acima, ficará mais fácil identificar esse tipo de mensagem. Aproveite e confira também o post ”O antivírus interfere na velocidade da internet?”.