Propose icon

NOVA FILIAL BOM JESUS!

Na Rua Luis Inácio Dutra, 477, Sala 02 Visite-nos

Blog da Cyber

Author
admin
Date
9 de abril de 2018
Comments
0

Como mudar a senha do wi-fi ajuda a manter a rede segura

Hoje não vivemos mais sem o acesso a wi-fi, tanto em nosso trabalho como em casa, já que as redes disponibilizadas no Brasil pelas empresas de telefonia ainda possuem custos elevados, o acesso ao wi-fi nos permite conexões sem limites para fazer qualquer coisa.

 

Porém estes acessos domésticos podem acabar se tornando uma rede muito insegura se algumas ações preventivas não forem tomadas. Sua senha e seu acesso podem estar comprometidos, portanto a primeira coisa a se fazer para garantir a segurança de sua rede será a troca de senha do wi-fi.

Veja agora as principais dicas para manter a sua rede segura.

 

Entendendo o perigo

Ao compartilhar a senha de wi-fi com muitas pessoas, mesmo com familiares, a probabilidade de alguém estar acessando algo que poderá prejudicar a sua rede é muito maior.

Muitas informações de conexões como seus emails, páginas e senhas podem ser acessadas e facilmente roubadas quando alguma pessoa mais preparada consegue o acesso a sua senha.

Da mesma forma que acessar conexões desconhecidas e muito perigosas, compartilhar a sua senha com desconhecidos também é.

 

Nome da rede

Muitas pessoas deixam as redes renomeadas com o nome padrão de utilização, o problema é que os criminosos especializados sabem que tipo de roteador utilizado estes nomes padrões, sendo assim, terão fácil acesso, pois com o nome dela e o modelo de roteador, será muito fácil acessar os seus dispositivos.

Portanto é muito importante utilizar um nome para sua rede bem diferente, quanto mais estranho melhor. Se possível oculte o nome da rede, isso será melhor.

 

 

Nome de usuário e a senha utilizada

Aproveite e troque também o nome do administrador da rede e a senha frequentemente. Quando for mudar a senha, utilize mais de oito caracteres, intercalando letras maiúsculas, números e caracteres diferenciados, como asterisco. Faça este procedimento a cada dois meses e com certeza sua segurança estará garantida.

 

Lista de acesso

Outra maneira de garantir a segurança da rede é cadastrando os aparelhos que terão acesso a sua rede. Conhecida como lista branca, você faz um filtro pelo MAC, um número único que identifica aparelhos e máquinas. Cadastre no roteador a lista de MAC, e apenas estes cadastrados terão acesso.

 

Senha do roteador

O primeiro passo para garantir segurança, e não confunda com a senha de acesso a internet.

Normalmente, para acessar um roteador será necessário colocar o login Admin e apertar a tecla enter, então, qualquer pessoa pode fazer isso e ter acesso a suas configurações, sendo necessário apenas saber o modelo do seu roteador. Caso você não tenha alterado, faça isso agora.

 

Limite de conexões

Você sabe que em sua rede existe a conexão do seu smartphone, de sua esposa, do filho e mais a smart TV, totalizando quatro aparelhos para o limite de conexão, caso um quinto dispositivo tente se conectar não irá conseguir.

 

Utilizar roteadores mais modernos

Existem roteadores no mercado que garantem mais segurança para a sua rede. Os aparelhos Smart wi-fi possuem ligações com o seu smartphone através de aplicativo, podendo bloquear sites, permitir acessos, e controlar a rede o acesso nela.

 

Desempenho e desperdício de banda

Configurações no roteador podem garantir o desperdício e o roubo de banda por parte dos aplicativos e programas. Sendo possível também gerenciar o tráfego, escolher a velocidade padrão da conexão para entrada e saída e configurar cada dispositivo separadamente para controlar a utilização banda.

 

Segurança

Todas as redes sem fio possuem protocolos de segurança que são responsáveis pela criptografia, não deixando o invasor entender o sistema. Esta criptografia faz com que os dados migrem do computador para o roteador, impedindo que o invasor consiga ter acesso nas informações transmitidas.

 

Manter uma rede segura garantirá a integridade de seus dados e dos demais que acessam a sua rede. Portanto, quanto mais particular e mais inacessível a terceiros ela for, mais garantias você terá não sofrer uma invasão.