fbpx
Propose icon

NOVA FILIAL BOM JESUS!

Na Rua Luis Inácio Dutra, 477, Sala 02 Visite-nos

Blog da Cyber

Author
admin
Date
23 de julho de 2019
Comments
0

Como saber se seu computador tem vírus e o que fazer?

Vírus de computador é um problema no qual grande parte das pessoas não gosta de lidar. Apesar disso, é comum encontrar quem já sofreu ou passa por esse tipo de problema.

Inclusive, existem vários casos onde o equipamento é contaminado por algum tipo de vírus e o proprietário sequer percebe.

Isso mesmo! Existem inúmeros malwares que infectam o PC de uma forma mais discreta, porém não menos prejudicial. E apenas observando pequenos sinais é que você pode localizar e eliminar esse tipo de ameaça.

Nesse artigo, vamos mostrar algumas dicas de como identificar vírus de computador, e o que fazer para eliminá-los. 

Confira! 

Sinais de que você está sofrendo com um vírus de computador

Nem sempre o antivírus apita identificando um malware. E pior ainda é quando não se tem esse tipo de proteção no PC.

Mas, seja qual for o seu caso, saiba que existem alguns sinais que indicam que o seu computador está infectado. Veja abaixo quais são eles:

  • O desempenho cai 

Um dos sinais mais claros de que você está com um vírus de computador é que o desempenho do seu PC diminui. 

Programas que antes abriam e rodaram sem problemas, agora demoram muito e vivem parando de funcionar.

Se a própria inicialização da máquina estiver lenta, o problema pode ser bem grave. 

  • Excesso de banners e pop-ups 

Mais um sinal claro de que o seu computador está infectado é que ao abrir qualquer navegador, você é bombardeado com anúncios e pop-ups em excesso. Esse é um indicador clássico de algum malware está afetando sua máquina. 

  • Programas que você não lembra de ter instalado aparecem na sua tela

Observe com cuidado a sua área de trabalho e até mesmo a lista de programas do menu iniciar. Se você identificou um ou mais programas que não lembra de ter instalado, esse é um sinal claro de vírus de computador.  

Como resolver e evitar o problema de vírus de computador? 

Agora que você já sabe como identificar um vírus de computador, confira a seguir algumas dicas de como resolver o problema e evitar novas infecções:

  • Instale um antivírus e faça uma varredura

A primeira coisa a ser feita para resolver o problema de vírus no computador é instalar e ativar um antivírus. Caso você já tenha um, verifique se ele está ativado e atualizado.  É comum, principalmente no caso do sistema de segurança próprio Windows, que ele não funcione porque está desatualizado. 

Caso queira instalar outro programa do gênero, será necessário excluir o antigo para não ocorrer incompatibilidades. 

  • Nada de pirataria 

Por mais atrativo que possa parecer baixar aquele filme lançamento pelo Torrent, ou a versão hackeada daquele programa caríssimo, não caia na tentação. Boa parte das pessoas acaba com o PC infectado justamente pela pirataria. 

Além de ilegal, ela tende a trazer apenas dor de cabeça. Vale mais à pena pagar mais e evitar perder dados importantes e sigilosos. 

  • Na hora de fazer a manutenção/limpeza, escolha uma empresa com experiência

Sempre que for fazer manutenção ou limpar o seu PC, escolha uma empresa confiável e com experiência. 

Acredite, contratar “o cara da assistência” que um amigo conhece, pode ser extremamente perigoso. Ele terá total acesso ao seu computador, podendo instalar o programa que quiser, bem como tirar qualquer arquivo ou dado. 

Prefira investir um pouco mais para ter a garantia de um serviço seguro, do que “pagar para ver” e acabar criando um problema muito maior.

Qual a importância de ter uma internet boa nesse caso? 

Uma internet boa pode ajudar diretamente na prevenção e combate de vírus. Por meio dela você pode instalar ou acessar soluções potentes de limpeza de computadores. 

Esses programas fazem a varredura completa da máquina, garantindo que qualquer agente suspeito seja eliminado. Mas para ter esse tipo de ferramenta no seu PC, é necessário investir em uma conexão de qualidade.

Além disso, esse tipo de investimento traz uma série de outros benefícios. Saiba mais no post “Vantagens de ter um bom plano de internet em sua casa”.

Conclusão

O vírus de computador pode comprometer completamente os seus dados e arquivos. Por isso, é importante ficar em alerta. 

Além de colocar as dicas acima em prática, não deixe de fazer a manutenção periódica da sua máquina. Com ela, você poderá identificar possíveis problemas antes que eles se tornem graves. 

É tão importante quanto evitar vírus de computador, é ter uma internet potente. Afinal de contas, é ela que te permitirá acessar soluções de varredura e proteção para a máquina. 

Está precisando de uma conexão de internet melhor? Então aproveite para entrar em contato com a Cyberfly