fbpx
Propose icon

NOVA FILIAL BOM JESUS!

Na Rua Luis Inácio Dutra, 477, Sala 02 Visite-nos

Blog da Cyber

Author
admin
Date
20 de agosto de 2019
Comments
0

Como se proteger de uma invasão cibernética

Sofrer uma invasão cibernética pode ser extremamente prejudicial em vários aspectos. E, dependendo do tipo de golpe, além de ter vários dados roubados, você ainda pode sofrer com clonagem de informações, correndo o risco de ter cartões de crédito e empréstimos em seu nome. 

Esse é um tipo de ataque que segue uma dinâmica padrão. Basicamente os criminosos aproveitam as saídas de softwares e apps de segurança para invadir todos os tipos de dispositivos que acessam a web. 

Para saber mais sobre esse tipo de invasão, continue lendo esse post e descubra o que fazer para combater esse problema. Confira!

O aperfeiçoamento da invasão cibernética

O grande problema da invasão cibernética é que ela tem se tornado cada vez mais sofisticada. Da mesma maneira que a tecnologia avança, os criminosos e suas técnicas de invasão cibernética também evoluem. 

Se na década de 90 os vírus predominavam via e-mail, atualmente a gama de ataques é maior e de ponta. Até mesmo os novos carros podem sofrer ataques, tendo em vista que se conectam a web. 

Mas ainda assim, muita gente ainda cai em golpes mais tradicionais. Saiba mais sobre o assunto no post 5 golpes que ainda continuam a ser aplicados na internet e como se proteger deles

Atualmente, existem vários tipos de ataques cibernéticos, entre eles podemos citar:

Backdoor: é uma espécie de cavalo de troia que consegue ter acesso ao PC do usuário atacado;

Bluejacking: invade dispositivos do usuário através de mensagens via bluetooth;

Spoofing: o invasor consegue falsificar um IP, fingindo ser confiável, e assim rouba uma série de dados;

Engenharia Social: é um tipo de ataque que usa da psicologia e dos erros humanos para obter informações. É muito comum em formulários que acabam solicitando dados pessoais dos usuários, até mesmo senhas;

Escalonamento de privilégios: é um tipo de invasão cibernética que funciona como uma escada. O Invasor aproveita que já teve um determinado acesso através de um ataque, e vai buscando novas portas de entrada dentro da rede ou sistema, para conseguir mais acessos e informações.

E esses são apenas alguns dos tipos de ataques cibernéticos que todos nós estamos suscetíveis. 

Dicas de como agir e se proteger de uma Invasão cibernética

Todo mundo está suscetível a uma invasão cibernética, mas existem algumas atitudes que você pode tomar tanto para conseguir diminuir o prejuízo, caso sofra um ataque, como também para se prevenir de novos ataques. Confira:

  • Faça um backup de todos os seus dados

Manter backups de seus dados é fundamental para garantir que em caso de Invasão cibernética, os danos sejam reduzidos. É por meio dessas cópias que você poderá salvar informações de maneira segura. 

Contudo, essa é uma tarefa que exige periodicidade e disciplina. Você não pode deixar para fazer um backup a cada seis meses. Isso porque, em caso de ataque os danos serão grandes.

Quanto mais frequente esse processo de copiar seus arquivos for, mais seguro você estará. O bacana é que atualmente já existem vários softwares e soluções que ajudam pessoas a manterem cópias de seus arquivos com segurança e agilidade. 

  • Sempre mantenha os pop-ups bloqueados

Mais uma das dicas de como evitar uma invasão cibernética é manter os pop-ups bloqueados. Para quem desconhece esse termo, ele é usado para indicar aquelas janelas que abrem automaticamente em navegadores. 

Acontece que por abrirem automaticamente, eles acabam sendo portas de entrada para todos os tipos de malwares. Por conta disso é importante sempre bloquear esse tipo de ação nos seus navegadores, por padrão.

Dessa maneira, os navegadores sempre irão avisar antes sobre a abertura desse tipo de janela. E você poderá analisar com calma para verificar se ela é segura ou não. 

  • Faça varreduras constantes com o seu antivírus 

O antivírus é uma das ferramentas mais poderosas para evitar e lidar com uma Invasão cibernética. Isso porque ele consegue impedir que várias ameaças entrem no seu computador, e também identifica aquelas que estavam escondidas.

Logo, é importante investir em uma boa solução do gênero. Além disso, sempre faça varreduras periódicas para garantir que nenhum malware está escondido em algum arquivo ou dispositivo. 

Agora que você já sabe como se proteger de uma invasão cibernética não deixe de entrar em contato com a Cyberfly e conheça mais sobre as soluções ideais para garantir a sua segurança na web!