Propose icon

NOVA FILIAL BOM JESUS!

Na Rua Luis Inácio Dutra, 477, Sala 02 Visite-nos

Blog da Cyber

Author
admin
Date
20 de novembro de 2018
Comments
0

Compartilhar a senha do Wi-Fi ou não?

A senha do Wi-Fi é sem dúvida um assunto bastante comentado, até porque, é muito comum você passar por uma situação onde o seu vizinho vai bater na porta da sua casa pedindo a senha do seu Wi-Fi.

Será que vale a pena emprestar a sua senha do Wi-Fi? Esse tipo de atitude coloca em risco a segurança da sua rede? Nesse artigo  vamos comentar sobre os principais pontos que tem relação com o ato de emprestar a senha do seu roteador para um amigo, parente ou vizinho.

Inclusive, preparamos aqui uma dica muito especial para garantir que você consiga manter a sua rede sempre segura mesmo emprestando a senha para alguém que você conheça. Fique com a gente até o final para aprender a como lidar com essa situação muito comum nos dias de hoje.

Afinal, devo compartilhar a senha do Wi-Fi ou não?

Conforme eu mencionei no primeiro parágrafo, essa é uma dúvida muito comum que ronda a cabeça de muitas pessoas. Bom, vamos começar pelo básico ok? Antes de passar a sua senha do Wi-Fi para alguém, é muito importante saber se aquela pessoa é de confiança.

Afinal, se trata da sua internet é uma pessoa que tem acesso a sua rede, ela pode facilmente fazer o que ela quiser com as pessoas que acessam aquela rede desde que essa pessoa esteja mal intencionada.

Por isso, o primeiro passo é ter a certeza de que a pessoa é que está solicitando o seu Wi-Fi é realmente uma pessoa de confiança.

Veja a melhor maneira de compartilhar a internet com a sua família clicando aqui.

Vantagens e desvantagens de emprestar a senha do Wi-Fi

Como você pode imaginar, existem vantagens e desvantagens de emprestar a senha do Wi-Fi para alguém, honestamente, existe mais desvantagem do que vantagem nisso, entretanto, eu vou buscar comentar algumas boas ações que você pode receber ao fazer esse ato.

Vamos começar pelas desvantagens, bom, a primeira desvantagens que nós podemos citar é: você vai estar compartilhando a velocidade da sua internet com esse vizinho, ou seja, é possível que você não consiga aproveitar a sua internet por completo pois estará dividindo com uma terceira pessoa.

Outra desvantagem seria a sobrecarga do seu roteador. Todo roteador tem um limite máximo de quantas pessoas podem acessar, caso o seu vizinho seja um número excedente a esse limite, é certo que a sua internet vai começar a ter quedas.

O compartilhamento da sua velocidade de internet pode sem dúvida afetar a sua performance na hora de ver uma série que você gosta por exemplo, portanto, antes de pensar em ajudar um vizinho, pense primeiro se você tem suporte para ajudá-lo sem precisar atrapalhar a sua vida.

Gostaria de entender como mudar a senha do Wi-Fi pode ajudar a proteger a sua rede? Clique aqui e veja nosso artigo sobre o assunto.

Lembre-se de trocar a senha do seu Wi-Fi a cada 6 meses por segurança!

No início do artigo, eu mencionei que iria fornecer a vocês um dica para ajudar a garantir a segurança da sua rede certo? Bom, a dica é exatamente essa! É muito importante fazer a manutenção da senha do seu Wi-Fi sempre que possível.

Alterá-la a cada 6 meses vai garantir que você consiga evitar que pessoas indesejadas tenham acesso a sua rede por tempo indeterminado, portanto,eu recomendo que você adquira esse hábito para proteger a sua rede e evitar possíveis sobrecargas no seu roteador devido ao excesso de pessoas.

A troca de senha também pode evitar que a velocidade da sua internet seja prejudicada pois, devido ao excesso de pessoas que se encontra acessando a sua rede indevidamente, é bem provável que o seu modem e o seu roteador podem ficar sobrecarregados.

Outro fator importante, trocar a senha a cada 6 meses fará com que você não sofra ataques indesejados de possíveis invasores que possam estar interessados em roubar informações do seu computador através do acesso a sua rede.