fbpx
Propose icon

NOVA FILIAL BOM JESUS!

Na Rua Luis Inácio Dutra, 477, Sala 02 Visite-nos

Blog da Cyber

Author
admin
Date
31 de julho de 2019
Comments
0

Computador lento? Saiba o que fazer!

Está com computador lento? Parece que o desempenho dele caiu drasticamente e você não faz ideia do que possa ser?

Muita gente acaba tendo esse tipo de problema e fica na mesma situação. Mas, existem algumas coisas que você pode fazer para identificar o causador da lentidão, e também acabar com ela. 

E nesse post, daremos algumas dicas que podem lhe ajudar a resolver o problema de lentidão e tornar o seu PC eficiente de novo. Confira!

Como resolver problema de computador lento: Manter os programas sempre atualizados

A primeira dica para evitar o computador lento é manter os programas sempre atualizados. 

A verdade é que softwares obsoletos costumam consumir mais processamento da máquina, o que vai causar a lentidão do PC. 

Além disso, eles também abrem portas para ataques cibernéticos. Isso porque os hackers estão constantemente atualizando os métodos usados para roubo de dados. 

Logo, você precisa atualizar constantemente seus programas para diminuir as chances de ser atacado. 

Verifique se não há programas online em excesso 

Os programas que funcionam online, como a Steam, tendem a consumir mais do processamento do seu PC. Por isso, se você tiver muitos softwares do gênero ativados, provavelmente vai sofrer com a lentidão da máquina. 

Por isso, tome cuidado para não usar essas soluções de forma excessiva. 

Além disso, verifique tanto a velocidade da sua web, e a de downloads. Você sabia que elas são diferentes? Saiba mais sobre o assunto no post “A velocidade da sua internet e dos seus downloads estão diferentes? Saiba porque isso acontece!”

Gerencie os programas que iniciam automaticamente quando você liga o PC

Um dos fatores que pode deixar seu computador lento é o excesso de programas que iniciam automaticamente quando você liga o PC. 

Quanto maior for o volume desses programas, mais processamento será exigido. 

Para evitar que isso aconteça, basta ir até o gerenciador de tarefas do seu sistema operacional. Lá, você poderá verificar quais são os programas que iniciam automaticamente, e quanto de processamento cada um exige. 

Você pode escolher entre algumas opções, como não iniciar o software ao ligar o PC, ou até mesmo desinstalá-lo. 

Problemas com computador lento? Então faça uma limpeza completa na sua máquina

Quando falamos de limpar a sua máquina, isso envolve tanto a parte de software como a de hardware. E o que isso quer dizer?

Na questão de software, você deve eliminar todos os programas desnecessários do sue computador, bem com arquivos que não são mais úteis. Também é indicado limpar a lixeira, e os navegadores. 

Agora, em relação ao hardware, é realmente tirar a poeira do seu computador. Todo PC tem uma espécie de ventilador que tem como função resfriar a máquina. 

Quando você deixa que muita sujeira se acumule no seu PC, esse ventilador a não funcionar direito, gerando o superaquecimento do computador. E com isso ele fica mais lento. 

Por isso, o ideal é que você abra o gabinete do seu computador e faça uma limpeza completa. Mas nada de usar panos úmidos e coisas do gênero, use apenas um pincel para tirar o pó. Se você não tiver certeza de como fazer isso, o melhor é levar o seu PC para um profissional especializado. 

Faça a desfragmentação do seu PC

Conforme você usa o seu computador, ele tende a fazer criar vários fragmentos. E com isso, o volume de processamento exigido também aumenta, uma vez que a máquina precisa “procurar” tudo em vários “pedacinhos”. 

Ao desfragmentar o seu PC, você “une” esses pedaços. Dessa maneira, ele consegue encontrar e executar funções com mais agilidade. E o melhor é que os próprios sistemas operacionais já contam com essa função. 

Atualize a sua máquina

Dependendo dos tipos de programas e funções que você usa, a sua máquina pode não estar dando conta de tudo. E nesse caso você precisará atualizá-la.

De maneira geral, a principal atualização é em relação a memória RAM. Quanto mais melhor!

Agora, dependendo dos programas que você usa, outras atualizações serão necessárias. Quem joga games de alta definição, por exemplo, precisa providenciar uma placa de vídeo mais potente, assim como quem faz edição de vídeos. 

O ideal é falar com um profissional para verificar o que pode ser atualizado.

Além do computador lento você também está sofrendo com a lentidão do seu celular? Então não deixe de conferir o post “Como deixar o seu celular mais rápido para navegar na internet”.