Propose icon

NOVA FILIAL BOM JESUS!

Na Rua Luis Inácio Dutra, 477, Sala 02 Visite-nos

Blog da Cyber

Author
admin
Date
18 de setembro de 2018
Comments
0

Conheça como surgiu a fibra óptica e sua história

A fibra óptica, como tantas outras invenções, surgiu a partir da percepção e observação de fenômenos naturais. Descubra mais sobre ela agora mesmo.

 Em tempos de avanços tecnológicos menos frequentes, quando não havia métodos suficientes para viabilizar outras invenções, a observação de processos naturais era parte do modo de atuação de cientistas e pesquisadores. A fibra óptica começou a ser imaginada assim.

Não que tenhamos deixado de realizar tais observações, mas o nível de avanço que chegamos nos possibilita alcançar novas invenções através da própria tecnologia em muito menos tempo, como um ciclo virtuoso.

Invenção da fibra óptica depois de décadas

A resolução de que tecnologia resulta em mais tecnologia é uma forma simplória de resumir um pouco sobre a criação da fibra óptica, que foi imaginada e observada ainda no final do século XIX, por John Tyndal, mas concebida apenas na metade do século XX, mais precisamente 82 anos depois que o físico britânico apresentou o experimento a Royal Society, em 1874.

 Ideia

Não podemos dizer que foi um grande estalo, já que a profissão e a vida de John Tyndal foram dedicadas à física, mas uma grande observação que se transformou em experimento. A ideia consistia em jogar água em um balde furado, utilizando uma lanterna para iluminar a cena. Tyndal percebeu que a luz corria junto com a água por todo o percurso, como se fosse transportada por ela.

A lição que ficou do experimento era a de que a luz, como uma onda eletromagnética que é, poderia ser movimentada em qualquer circunstância, contanto que tivesse como ser refletida através de caminhos, sempre direcionada, digamos assim.

Criação da fibra óptica

Com a evolução das tecnologias e a maturação natural das grandes ideias, deu-se então a descoberta da fibra óptica, em 1956, depois de pesquisas realizadas por Narinder Singh Kapany, no alto de seus 25 anos, ainda um estudante tentando se aprofundar nos conceitos existentes na reflexão da luz.

Com dois cilindros, um dentro do outro, uma película de vidro e testes com incidência de luz, Kapany chegou onde queria, observando que a luz era refletida sem que fosse necessário ajustar a curvatura em que o cubo estava, saindo de uma ponta até a outra do cilindro.

Foi assim que a fibra óptica começou a ficar do jeito que a conhecemos hoje, com fios minúsculos de quartzo transportando sinais da reflexão dentro de fios elaborados com materiais como fibra de vidro e plástico, os tais polímeros, que servem como proteção de garantia de que o sinal será encaminhado dentro da trajetória criada.

 Uso abrangente

O desenvolvimento da tecnologia ao longo dos anos propiciou inúmeros avanços em tantas outras áreas científicas e comerciais da humanidade. Dez anos depois da criação, foi constatado que era mais do que adequado transportar dados telefônicos através desses fios de vidro, assim como os sinais e dados da internet, anos depois.

Aparelhos telescópicos, por exemplo, são projetados fazendo ótimo uso da fibra óptica, que recria a imagem dos astros simultaneamente, assim como os endoscópicos, especiais para cirurgias e procedimentos médicos delicados.

Na telecomunicação contemporânea, nem é preciso ressaltar a utilidade da fibra óptica, tão difundida em todos os lugares. Sinais enviados através de pulsos magnéticos pela fibra óptica viraram uma ótima opção de mercado, com alcance maior do que os fios de cobre, além de preços menos agressivos, perdendo apenas um pouco em velocidade para o modelo que utiliza correntes elétricas.

Quer aprender mais sobre o mundo da tecnologia e o do tráfego de dados e informações? Dê uma olhada em nossos materiais bem interessantes:

http://www.cyberfly.com.br/blog/qual-o-melhor-plano-de-internet-para-minha-residencia/

http://www.cyberfly.com.br/blog/como-melhorar-internet-e-o-sinal-wi-fi-da-sua-casa/

http://www.cyberfly.com.br/planos-de-internet-residencial