fbpx
Propose icon

NOVA FILIAL BOM JESUS!

Na Rua Luis Inácio Dutra, 477, Sala 02 Visite-nos

Blog da Cyber

Author
admin
Date
3 de setembro de 2019
Comments
0

Conheça os erros comuns e saiba as dicas de como comprar na internet com segurança

Muitas pessoas evitam adquirir produtos pela web, pois não sabem como comprar na internet com segurança. Apesar do e-commerce trazer mais comodidade e facilidade, a verdade é que é necessário cuidado redobrado. 

Isso porque, existem vários tipos de golpes e fraudes que podem ser aplicados. Desde vendas falsas, até roubo de dados bancários! 

Por isso nesse post nós separamos alguns erros comuns que devem ser evitados, e dicas de como garantir mais segurança nas suas compras. Então não deixe de ler esse post até o final e veja como comprar na Internet com segurança! 

Erros comuns ao comprar na web que você deve evitar

Se você deseja comprar na internet com segurança, é importante evitar alguns erros comuns que muita gente acaba cometendo. Confira abaixo: 

  • Não usar antivírus no computador

O primeiro grande erro que você deve evitar é o de não usar um antivírus no navegador. Isso abre margem para uma série de malwares e vírus entrarem no seu computador e smartphone.

E acredite, esse tipo de invasor pode gerar problemas graves, como roubo de dados e até clonagem de cartões. 

  • Não verificar a reputação do site/vendedor antes de efetuar a compra

Outro erro comum e que deve ser evitado é o de comprar sem verificar a reputação do site ou vendedor. Muita gente entra em qualquer portal ou marketplaces e se deslumbra pelos baixos preços.

Acontece que existem muitos golpistas e pessoas mal-intencionadas que criam anúncios falsos. Você paga pelo produto e nunca mais vê o vendedor. 

  • Fornecer dados demais 

Alguns sites realmente pedem informações como CPF para que você finalize a compra. Contudo, existem dados que não são necessários e que muitas pessoas passam, como título de eleitor e número de PIS.

Passar essas informações são mais um dos erros que você deve evitar. 

  • Não verificar o certificado de segurança do e-commerce

O certificado de segurança é uma das ferramentas que garante que um site é seguro. Você pode identificá-lo clicando no ícone de cadeado que fica no buscador. 

Um dos maiores erros que você pode cometer é justamente comprar em e-commerces que não tenham esse tipo de certificação. 

Dicas de como comprar na internet com segurança

Agora que você já sabe quais são os erros que devem ser evitados, nós vamos dar algumas dicas de como comprar na internet com segurança. Confira! 

  • Prefira usar um cartão virtual

Na hora de comprar pela web com cartão de crédito, os sites solicitam o código de segurança dele. Para evitar que essa informação acaba sendo usada com má-fé. Você pode optar por comprar com um cartão virtual. 

Nele, um novo código de segurança é gerado a cada compra. Ou seja, não há como usar um código antigo em uma compra nova.

O bacana é que a maioria das instituições que oferecem cartão de crédito já oferecem a possibilidade de gerar um cartão virtual. 

  • Instale um antivírus no navegador do PC e do Smartphone 

Para garantir ainda mais segurança nas suas operações, instale um antivírus no navegador. Tanto do PC como no smartphone. 

Muitos malwares que roubam dados não chegam a se instalar nos seus dispositivos. Eles conseguem roubar dados apenas com o seu acesso ao site. 

Logo, ao ter um antivírus no navegador, você impede que esses agentes acabam roubando seus dados e usando eles em golpes. 

  • Nunca passe a senha do cartão

Em hipótese nenhuma passe a senha do cartão. Nenhuma loja virtual ou sistema de pagamento solicita esse tipo de informação. Isso porque, são outros dados que são utilizados na transação, entre eles o código de segurança. 

Agora que você sabe como comprar na internet com segurança, aproveite para conferir o post “Black Friday ou Black Fraude – Veja como reconhecer oportunidades e ameaças” e veja como se preparar para a data mais aguardada pelos consumidores.