fbpx
Propose icon

NOVA FILIAL BOM JESUS!

Na Rua Luis Inácio Dutra, 477, Sala 02 Visite-nos

Blog da Cyber

Author
admin
Date
17 de dezembro de 2019
Comments
0

E-Sports, um mercado que vem ganhando sucesso

Quem diria que os games se tornariam um esporte? Mais especificamente: E-Sports, um mercado em constante expansão.

Acomodados em suas cadeiras e com a mão no joystick ou no teclado e mouse de um computador, os nossos “atletas” se preparam para desafiar duras batalhas enquanto um público os assiste ansiosamente.

O que são e-sports? Como acontecem?

E-Sports, do inglês “electronic sports”, também conhecidos como “ciberesporte” ou “eSports”, tratam-se de competições disputadas em jogos eletrônicos.

Nessa modalidade, os jogadores tornam-se atletas profissionais, guerreiros, soldados, heróis, entre outros. E dentre os games que tem gerado grande popularidade para essa modalidade estão títulos como League of Legends, Starcraft, Counter-Strike e DotA 2 (ambos FPS), entre outros.

As competições ocorrem tanto a nível nacional como também a nível internacional, com participantes de diferentes países atuando em conjunto (formando equipes) ou disputando uns contra os outros.

E, claro, assim como nos esportes tradicionais, esse jogadores possuem uma audiência. As pessoas que os assistem podem tanto estar ali presencialmente quanto acompanharem as partidas pela internet.

Nos últimos anos, as competições de jogos eletrônicos ganharam muitos fãs ao redor do mundo.

Tanto é que até mesmo canais esportivos adotaram a transmissão dessas competições. Alguns desses canais são: o famoso ESPN (rede de tv americana voltado a esportes), SporTV e também os canais Bandsports e Esporte Interativo.

E com o aumento da sua popularidade, surgiram até mesmo patrocinadores, com isso, a cada ano esse mercado movimenta bilhões. Esse se tornou um mercado tão promissor que há até mesmo apostas são feitas sobre cada competição ou partida que acontece.

História dos eSports

Segundo informações, a primeira competição que pode ser considerada eSports aconteceu no ano de 1972, mais especificamente no dia 19 de outubro, quando estudantes da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, disputaram entre si com o game Spacewar. Essa competição ficou conhecida como “Intergalactic Spacewar Olympics” (ou “Olimpíadas Intergaláticas de Spacewar” em português).

Alguns anos mais tarde, em 1980, é a vez da Atari fazer presença ao organizar uma liga de jogos eletrônicos chamada de: “Space Invaders Championship”. Essa competição reuniu cerca de 10 mil participantes de vários locais dos Estados Unidos. 

As competições de games começaram a ganhar tamanha importância e uns anos mais tarde foi fundada a organização Twin Galaxies, tendo como principal foco catalogar recordes dos jogos eletrônicos. Essa organização, inclusive, ajudou a incluir recordes de jogos no Guinness World Records.

Quase 10 anos mais tarde surgia o Nintendo World Championships, uma competição que dividiu-se em etapas em diferentes cidades dos EUA, tendo sua final disputada na cidade da Califórnia. A competição teve uma ótima aceitação e, devido a isso, aconteceu uma segunda edição no ano de 1994.

Com a chegada do ano 2000, houve um crescimento considerável nos ciberesportes com os anos que seguiam. Nesse ano aconteciam cerca de 10 torneios, enquanto que em 2010 esse número saltou para 160 competições. E isso se deve ao fato da disseminação da internet, pois agora não era mais necessário que as pessoas se reunissem num mesmo local para disputar, esses torneios poderiam ser feitos com pessoas de diferentes partes do mundo.

Requisitos para participar das competições

O primeiro requisito para participar das competições é ter habilidades com o jogo com o qual pretende disputar. Pois, como mencionamos, essas competições reúnem alguns dos melhores competidores de várias partes do mundo. São jogadores habilidosos, com horas e horas de jogo em seu “currículo”.

O segundo requisito é no caso de competir diretamente da sua casa, no seu computador, nesse caso será quase que obrigatório possuir uma boa conexão com a internet.

Outro ponto também essencial é contar com uma máquina com boa configuração e ter também uma placa de vídeo de qualidade para ter gráficos bonitos e deixar o jogo mais fluído.

No quesito velocidade e estabilidade você já sabe, a Cyberfly te disponibiliza planos sob medida e que proporcionam esses dois benefícios.