Propose icon

NOVA FILIAL BOM JESUS!

Na Rua Luis Inácio Dutra, 477, Sala 02 Visite-nos

Blog da Cyber

Author
admin
Date
12 de abril de 2019
Comments
0

Proteja-se das Fake News – Saiba como identificar as fontes confiáveis

Alice corre para trabalhar com o celular em uma mão e um café na outra. Percorrendo seu feed de mídia social, ela parou no meio do caminho com a notícia de que sua empresa está prestes a ser comprada por seu maior rival. Ela rapidamente escreve uma resposta, compartilha a história com seus contatos e a envia por e-mail para sua equipe, para que eles possam discuti-la mais tarde.

Mas então Alice tem um pensamento preocupante. E se a história não fosse verdadeira? E se ela acabasse de compartilhar uma história de “Fake News”? Afinal, ela não checou a fonte, e era de um site que ela nunca tinha ouvido falar antes.

Se ela foi vítima de notícias falsas, e depois adicionada ao próprio boato, como as pessoas vão confiar nela de novo? Felizmente, há muitas coisas que você pode fazer para evitar cometer o mesmo erro que Alice. Neste artigo, exploramos como você pode separar notícias falsas da verdade.

O que é uma Fake News?

Existem dois tipos de Fake News:

Histórias que não são verdadeiras – Estas são histórias inventadas deliberadamente destinadas a fazer as pessoas acreditarem em algo falso, comprar um determinado produto ou visitar um determinado site. Histórias que têm alguma verdade, mas não são 100% precisas. Por exemplo, um político participa de uma conferência, mas uma reportagem informa que ele ou ela estava lá para criticar a política em vez de apoiá-la.

Esse tipo de notícia falsa é tendenciosa e visa convencer os leitores de um certo ponto de vista político ou ideológico. Histórias como essa também podem estar relacionadas a erros ou “mitos urbanos”.

Como identificar Fake News?

Fake News são geralmente identificados por ter uma notícia sensacionalista e boa demais para ser verdade. Mas quando você acredita muito em alguma coisa, esse detalhe pode ser irrelevante. Aqui estão algumas coisas que podes fazer para identificar uma Fake News.

Determine que tipo de artigo você está lendo

É um editorial ou opinião? Esses artigos refletem as crenças e pontos de vista pessoais do autor. Fontes não confiáveis ​​podem confundir a linha entre relatar os fatos e expressar opiniões. Não deixe de ler atentamente.

Olhe para vistas opostas

Procure fontes que você normalmente não verifica ou que mantêm pontos de vista opostos aos seus. Você não pode defender uma posição sem entender as visões contraditórias.

Entenda que nem todos os erros são intencionais

A mídia é falível e erros podem acontecer. Só porque há um erro não significa que surgiu de uma visão distorcida do problema. Pode ter sido um erro não intencional e não deve diminuir a credibilidade dessa fonte, especialmente se essa fonte se mantiver responsável pelo erro.

Olhe para a equipe editorial

As fontes de notícias devem se responsabilizar pelas informações fornecidas. Uma maneira de fazer isso é contratar uma equipe editorial diversificada e qualificada. Uma equipe diversificada permite que uma fonte de notícias verifique e equilibre suas histórias para garantir que as informações que estão relatando sejam imparciais.

Encontre as fontes originais

Muitos sites falsos ou tendenciosos usam histórias publicadas anteriormente que foram editadas e manipuladas para se ajustarem a suas visualizações tendenciosas. Procure esses artigos originais para determinar o contexto verdadeiro. Isso também é muito útil quando se trata de cotações. As citações podem ser facilmente manipuladas, soltando frases iniciais e usando-as fora de contexto.

Compartilhe com responsabilidade

Isso vai além de não compartilhar notícias até você ter determinado que elas são genuínas, mas também não está compartilhando notícias falsas. Quando você compartilha uma notícia falsa, você está aumentando sua receita publicitária e de propaganda.

Verifique novamente na Internet

Em caso de dúvida, você sempre pode usar um site de verificação de fatos para verificar uma história.

Verificar imagens

Muitas vezes, sites de notícias falsas reutilizam fotos antigas e as publicam fora do contexto para enganar os leitores. No entanto, existem maneiras de determinar se uma imagem está sendo representada com precisão. Aqui está uma maneira de verificar a verdadeira origem de uma imagem:

Clique com o botão direito na imagem.

Selecione Copiar endereço da imagem .

Vá para o Google e selecione Imagens no canto superior direito.

Você receberá a caixa de pesquisa do Google com um ícone de câmera. Clique no ícone da câmera e cole o endereço da imagem na caixa Colar URL da imagem.

Isso trará uma lista de resultados mostrando onde essa imagem foi publicada na internet.