Propose icon

NOVA FILIAL BOM JESUS!

Na Rua Luis Inácio Dutra, 477, Sala 02 Visite-nos

Blog da Cyber

Author
admin
Date
16 de outubro de 2018
Comments
0

Quando chove a internet fica mais lenta mesmo? Mito ou verdade?

Esse é um assunto bastante discutido na nossa sociedade não é mesmo? Tenho certeza que você já perguntou isso para alguém ou que já perguntaram isso para você, afinal, é uma dúvida bastante comum.

Se você está interessado em aprender um pouco mais sobre isso, continue aqui conosco que eu pretendo lhe explicar da melhor forma possível se a chuva de fato influencia no sinal da sua internet ou se isso é apenas um mito.

A chuva pode interferir no meu sinal de internet?

Conforme eu mencionei acima, esse é sem dúvida um assunto bastante discutido, é claro que hoje em dia, os problemas técnicos relacionados a internet estão ficando cada vez mais simples de se resolver.

Antigamente, quando começou a moda de internet no nosso país, bastava uma simples chuva que o sinal já era consideravelmente prejudicado, entretanto, com o tempo, esse problema vem diminuindo bastante. Mas, é preciso afirmar a verdade para vocês, a chuva interfere sim no sinal da sua internet, porém, nos dias de hoje é de uma maneira diferente.

Através de estudos e muita análise, nós percebemos algumas alterações em dias de chuva que eu pretendo explicar aqui para você quais são os tipos de intervenções que a chuva tem na sua internet hoje em dia.

Instalações de má qualidade

Hoje em dia, a tecnologia é muito mais avançada, por conta disso, a distribuição de sinal é muito melhor e se encontra muito mais controlada mesmo em dias de chuva.

É claro que em alguns casos, quando a chuva é muito forte ela pode sim prejudicar a distribuição do sinal pela cidade fazendo com que o seu tempo de resposta fique mais lento do que o de costume.

Mas o principal problema que faz com que a sua internet fique mais lenta em dias de chuva nos tempos atuais seria sem dúvida uma instalação incorreta ou feito com equipamentos de péssima qualidade.

Quando o cabo é de péssima qualidade, é muito fácil que a ação do tempo e o clima de umidade no ar faça com que esse cabo acabe sendo corroído, por conta disso, em dias de chuva existe uma possibilidade muito grande de que a água consiga adentrar no cabo prejudicando a transferência do sinal.

Se sua internet vem apresentando muitos problemas em dias de chuva, minha primeira orientação para você seria a seguinte: olhe como foi feita a sua instalação. Preste atenção na qualidade do cabo, se ele foi bem colocado na parede, se não está torto e caso perceba algo estranho, ligue para a sua operadora de internet e faça uma reclamação.

Internet por sinal de rádio

A chuva costuma influenciar ainda mais em um modelo de internet que utiliza o ar para disseminar um pacote de dados, as conexões que trabalham por meio de sinal de rádio são de longe as mais afetadas pela chuva, afinal, o tráfego do sinal é feito pelo ar, e quando a umidade aumenta, a velocidade sem dúvida é prejudicada.

Os equipamentos tanto de emissão quando de recepção ficam com a sua funcionalidade comprometida, afinal, o ar é o veículo de transmissão que esse tipo de internet utiliza, e como o mesmo teve a sua característica alterada devido a chuva, com toda certeza o sinal iria piorar.

Os cabos também podem sofrer com a chuva?

Se considerarmos o meio físico de transmissão de sinal, não. Porém, existem alguns fatores que nós não podemos controlar, como por exemplo, caso tenha uma chuva muito forte e o centro de distribuição da sua operadora de internet acaba ficando sem energia.

O seu sinal será prejudicado com toda certeza. Resumindo, a chuva ele influencia na qualidade da sua internet mesmo que ela seja no cabo, entretanto, o cabo acaba sim sendo muito mais seguro que o sistema a rádio por exemplo em termos de queda e estabilidade de sinal.

Nenhum sistema é perfeito, porém, alguns são mais seguros do que outros. Essas foram as dicas que eu tinha para fornecer a você sobre se quando chove a internet fica mais lenta mesmo ou se trata de um mito.

Espero que tenham gostado, e caso você queira saber mais sobre a internet, alguma curiosidade que seja interessante, clique aqui e conheça o nosso artigo sobre o assunto.