fbpx
Propose icon

NOVA FILIAL BOM JESUS!

Na Rua Luis Inácio Dutra, 477, Sala 02 Visite-nos

Blog da Cyber

Author
admin
Date
14 de agosto de 2019
Comments
0

Segurança cibernética para Freelancers: o que você precisa saber para garantir freelancers seguro

Como tornar freelancers seguro? Se você trabalha com essa modalidade de trabalho na web, precisa ficar atento aos perigos que a internet esconde. 

Segundo dados do Dfndr lab, laboratório especializado em cibersegurança da PSafe, no primeiro semestre de 2019 foram detectados 120,7 milhões de ataques cibernéticos, ou seja crescimento de 95,9% na quantidade de ataques do gênero. 

De roubo de dados bancários até conteúdos sigilosos, esses crimes miram em vários tipos de informações. E para quem trabalha com a web, não tomar medidas de segurança é colocar o próprio trabalho em risco. 

Quais os principais riscos da web? 

Um dos grandes problemas de se trabalhar na web é que você está constantemente exposto a todo o tipo de ameaça. Os ataques cibernéticos podem ocorrer de diferentes formas e ter vários objetivos, tais como: 

Clonagem de cartões de crédito;

Roubo de dados de clientes;

Utilização remota de computadores para mineração de bitcoins;

Roubo de fotos e arquivos pessoais;

Chantagem por conta de informações roubadas;

Uso remoto de computadores para atividades ilícitas;

Venda de informações sigilosas e muito mais.

E o grande problema é que todos esses possíveis ataques ficam camuflados de diferentes formas. Um site com layout estranho, um pop-up que se abriu automaticamente no seu navegador, um arquivo baixado para servir de referência para um job, um e-mail de um destinatário desconhecido entre outras. 

Por conta disso que todo freelancer precisa buscar formas de se manter seguro na web. Principalmente levando em conta que ele passa boa parte do tempo conectado, e que o trabalho depende diretamente da internet. 

Como tornar freelancers seguro?  

Para entrar no grupo de freelancers seguro, ou seja, ser um profissional protegido, mesmo trabalhando conectado boa parte do tempo, é necessário tomar algumas atitudes:

  • Invista em um antivírus completo e de qualidade

Não adianta, depender de antivírus gratuitos é colocar o seu trabalho constantemente em risco. Se você realmente quer se proteger, precisa investir em um programa do gênero pago e completo.

Atualmente, existem opções no mercado que oferecem opções de planos de proteção tanto para computadores, como para smartphones. 

E essa é uma excelente alternativa para quem tem o hábito de trabalhar pelo celular ou até mesmo somente abrir e-mails. 

Ter um antivírus de qualidade é o primeiro passo para garantir sua segurança na web. 

  • Nunca deixe seus dados bancários salvos em computadores e smartphones 

Muitos freelancers tendem a salvar esse tipo de informação em navegadores, ou até mesmo tirar fotos e enviar por e-mail. Isso é um grande erro! 

Se um hacker invadir a sua máquina ou o seu endereço eletrônico, terá acesso fácil a tudo o que precisa para praticar quase todos os tipos de golpes. Desde clonar cartões de crédito, até abrir contas paralelas em seu nome. 

A memorização dessas informações é a melhor forma de evitar que elas sejam roubadas de alguma maneira.

  • Troque as suas senhas periodicamente

Pode parecer uma dica simples e boba, mais muitos freelancers seguro usam dessa tática e conseguem se proteger. A verdade é que a maioria das pessoas tende a cometer alguns erros na hora de criar senhas, tais como: 

  • Usar dados pessoais;
  • Colocar sequências de números ou letras;
  • Usar a mesma senha para absolutamente tudo;
  • Deixar tudo salvo no computador.

E com isso o risco de ataques aumenta. O ideal é que você crie senhas que mesclem números, letras (maiúsculas e minúsculas) e caracteres especiais. Além disso, elas devem ser trocadas no mínimo a cada três meses. 

  • Cuidado com seus hábitos na web

O seu trabalho depende diretamente dos seus hábitos na web. Logo, se você ficar acessando sites duvidosos e baixar programas que não são confiáveis, sua fonte de renda pode ser diretamente comprometida. 

Por isso, comece a ter hábitos mais seguros. Mantenha os arquivos de clientes salvos em locais seguros, como servidores em nuvem com sistemas de segurança de ponta ou em HD externos. 

Na hora de produzir, acesse somente sites confiáveis. E muito cuidado com o que você baixa. Uma única fonte para criar aquele flyers que o cliente deseja, pode comprometer todo o seu trabalho. 

Quer saber mais sobre como se proteger dentro da web com soluções para freelancers seguro? Então entre em contato agora mesmo com a Cyberfly.