fbpx
Propose icon

NOVA FILIAL BOM JESUS!

Na Rua Luis Inácio Dutra, 477, Sala 02 Visite-nos

Blog da Cyber

Author
admin
Date
3 de outubro de 2019
Comments
0

Segurança móvel: 4 riscos aos quais os celulares estão expostos

O celular é quase que uma extensão do corpo da maioria das pessoas. Não há como viver sem ele.

Existem inúmeros aplicativos que otimizam a maioria de nossas atividades do dia a dia, e que requerem muitos de nossos dados pessoais. E é aí que mora o perigo. Então, onde fica a segurança móvel?

Com a facilidade e a praticidade que os aplicativos trazem para o cotidiano, vem também a responsabilidade de manter esse aparelho seguro, já que muitas informações pessoais e até mesmo financeiras estão nele.

Nesse artigo vamos te mostrar 4 riscos aos quais os celulares estão expostos e o que fazer para se proteger.

1 – Infecção por vírus

 

O mais comum é que seu aparelho seja infectado por algum vírus, seja enquanto navega pela internet ou quando realizar algum download, especialmente se o arquivo não for da loja oficial do sistema do seu aparelho (Android e IOS).

Logo, uma das melhores formas de evitar a infecção por vírus em seu aparelho celular é fazendo o download de aplicativos nas lojas oficiais. Outra dica é realizar, sempre que possível, a atualização do sistema operacional.

2 – Riscos em redes públicas

 

Outro risco à segurança móvel é o uso do celular para acessar redes públicas.

É bastante comum as pessoas se conectarem à redes wi-fi de estabelecimentos públicos como clínicas médicas, shoppings, entre outros. Mas o que poucos sabem é que essas redes são potencialmente inseguras.

O que pode acontecer é o seu dispositivo ser alvo de ataque, com alguém fazendo a interceptação entre a rede e o seu aparelho. Por isso é importante garantir uma conexão móvel quando precisar sair para algum lugar ou quando for viajar, assim você não precisará depender de redes wi-fi públicas e colocar seu aparelho em risco.

3 – Senhas fracas

 

Mesmo com tantos casos de invasões em dispositivos móveis por conta de senhas fracas, os usuários de dispositivos móveis ainda continuam cometendo esse erro.

As pessoas ainda não estão protegendo suas contas como deveriam. E se nesses aparelhos celulares, além de aplicativos bancários e de cartões, ainda existirem dados da empresa, o perigo é ainda maior.

Mas o problema não acaba por aí. Existem ainda um outro problema que tem surgido: a maioria das pessoas tem usado a mesma senha para diversas contas.

Uma dica aqui para evitar isso é fazer uso de um gerenciador de senhas, assim você mantém as suas senhas seguras e consegue definir uma exclusiva para cada conta sem precisar se preocupar em gravar todas elas.

4 – Malvertising

 

O termo “malvertising” é usado para designar o uso de publicidade online com o intuito de espalhar malware. O uso de anúncios para esse propósito tem sido cada vez maior.

Esse tipo de infecção também pode ocorrer através do envio de links via SMS. Então, ao clicar no link, o usuário tem seu aparelho infectado pelo.

A melhor forma de se precaver é evitar clicar em links enviados por e-mail de destinatários que você não autorizou. E também evitar sites que te direcionam para outros endereços de forma automática.

Algumas dicas para proteger seu aparelho

 

Essas dicas servem tanto para evitar que seu smartphone seja infectado quanto para que alguém acesse o seu aparelho (em caso de roubo, por exemplo). Confira:

Verificação em duas etapas

A verificação em duas etapas é uma forma de adicionar uma proteção extra na hora de acessar informações em seu aparelho celular. Nisso, além de você inserir sua senha para acessar algum aplicativo, terá também que receber um código via SMS, por exemplo.

Faça backup na nuvem

O backup é uma medida de segurança móvel muito importante. Pois mesmo que o seu aparelho seja roubado ou mesmo danificado, é possível amenizar a perda, já que você ainda poderá ter acesso a informações e arquivos importantes.

Bloqueio da tela do aparelho

Uma das formas de evitar que alguém tenha acesso às informações do seu aparelho é fazendo o bloqueio da tela.

Instalação de aplicativo de segurança

Não são apenas os computadores que contam com programas de segurança, você também pode instalar um app para proteger seu aparelho, evitando que aplicações maliciosas afetem seu smartphone. Essa é uma excelente medida de segurança móvel.

Por isso, é de extrema importância que você siga essas orientações para que não ocorram violações indesejáveis no seu aparelho. E aí destaca-se também a relevância de uma rede de internet própria para que você não tenha que utilizar redes públicas.

A Cyberfly tem internet super veloz para sua casa ou sua empresa. Você navega pela internet, assiste a filme e pode jogar jogos online com total fluidez. Entre em contato com um de nossos consultores e saiba mais sobre nossos planos.