fbpx
Propose icon

NOVA FILIAL BOM JESUS!

Na Rua Luis Inácio Dutra, 477, Sala 02 Visite-nos

Blog da Cyber

28/04
Author
admin
Date
28 de abril de 2020
Comments
0

Segurança na internet: Como você reage aos Spam?

Como você reage aos Spam que recebe, seja por e-mail ou por SMS? Saiba que tratar este problema pode prevenir até invasões em seu aparelho!

As mensagens no estilo Spam são as mais odiadas por qualquer pessoa que utilize e-mail ou SMS nos dias de hoje. Além de serem inconvenientes, elas ainda podem carregar algum tipo de vírus, podendo causar danos ao seu aparelho.

Mas e você, como reage aos Spam? Essa pergunta faz muita diferença na prática, pois pode significar ter paz em sua caixa de entrada, ou encontrar um verdadeiro caos ao abrí-la.

Vamos entender melhor este problema, assim como métodos para solucioná-lo.

O que é Spam?

Em suma, podemos dizer que Spam está associado ao envio em larga escala de mensagens. Dessa forma, o principal alvo dos spammer, na maioria dos casos, é realizar propaganda publicitária.

No entanto, uma das características dos Spam é justamente não ser desejado, e a prática de e-mail em larga escala publicitária tem sido abandonada por isso, dado que os resultados são infrutíferos hoje em dia.

Além disso, todo mundo está sujeito a receber o famoso e-mail de vencedor em algum sorteio.

Porém, mesmo que você não aposte em nada, esse e-mail chega até sua caixa de entrada. E adivinha o que tem nele? Um belo Spam!

Outro ponto interessante é a mudança de conteúdo que os Spam sofrem. De fato, há uma adaptabilidade em decorrência de cenários macroeconômicos. No entanto, os mais comuns são sobre dinheiro.

Como o Spam chega até você?

O Spam viaja a internet toda até cair em sua caixa de entrada. Que bela sorte, não é mesmo? Além disso, não é apenas por e-mail que são enviados, pois a definição de Spam é muito abrangente em sua essência.

A prática de enviar Spam começou na década de 90, quando as empresas perceberam o poder da internet.

De fato, enviar um e-mail é muito mais barato do que uma campanha publicitária inteira, e às vezes tem maior retorno.

Porém, ao longo dos anos, diversas outras formas de Spam foram sendo aperfeiçoadas. Veja algumas delas:

● Com o aumento no uso de aparelhos celular, surgiu uma modalidade única de Spam, também conhecido como MPS (Mobile Phone Spam);

● Mensagens instantâneas, as quais englobam tecnologias como Skype e redes sociais, são particularmente eficientes, pois ainda não há uma barreira de proteção contra elas;

● Uma técnica inovadora é o uso de fóruns e grupos de notícias. O principal objetivo é aumentar o tráfego de sites, o que ajuda no ranqueamento em mecanismos de busca;

● Salas de jogos online também são vastamente utilizadas para Spam, pois a maioria dos jogos permite o livre envio de mensagens dentro do jogo.

● Semelhante ao que ocorre nos fóruns, existe uma prática voltada para blogs. Assim, aproveitando a liberdade de postar comentários nos blogs, os spammers realizam postagens que apelam para usuários clicarem em links, por exemplo.

Como você reage aos Spam?

Está cansado de receber aquela mensagem do príncipe nigeriano te dando 5 milhões de dólares? Vamos arregaçar as mangas e reagir aos Spam!

A melhor forma de se livrar de uma vez por todas dessas mensagens indesejadas é através de filtros.

Em suma, os Spam apresentam uma estrutura bastante peculiar, onde muitas vezes faltam informações, como cabeçalho, títulos, e assim por diante.

Veja algumas técnicas para se livrar dos Spam:

● Um dos meios mais eficiente para se livrar de Spam é pela Blacklist. Tudo que você precisa fazer é colocar um determinado e-mail nessa lista, e nunca mais verá nada dele de novo. No entanto, isso irá te livrar de UM endereço que envia Spam, não sendo uma alternativa escalável;

● É possível criar pesos e regras em seu mecanismo de recebimento de mensagem. Dessa forma, após calcular cada regra que você atribuiu a uma determinada mensagem, o sistema irá dizer se é ou não um Spam. Quando bem calibrado, é uma ótima forma de se ver livre deles;

● Se você quiser matar vários spammers do coração, a melhor alternativa é a Lista Cinza. Em resumo, todos os remetentes que não pertencem a esta lista irão receber uma mensagem de erro ao enviar e-mail para você, o que irá forçar uma segunda tentativa por parte dele.

Porém, a maioria dos spammers são robôs, e com certeza não causarão mais problemas.

Deste modo, como você reage aos Spam pode acabar impedindo uma invasão de seu sistema, assim como furto de dados privados. No entanto, se colocar em prática algumas das dicas expostas aqui, suas chances de ser alvo de Spam diminuirão bastante.

Além disso, mesmo que um e-mail seja muito atraente, evite ao máximo clicar em links ou baixar seu conteúdo, a não ser que conheça bem o remetente.

Veja mais informações como essa no blog da CyberFly.