fbpx
Propose icon

NOVA FILIAL BOM JESUS!

Na Rua Luis Inácio Dutra, 477, Sala 02 Visite-nos

Blog da Cyber

22/04
Author
admin
Date
22 de abril de 2020
Comments
0

Segurança na internet: saiba como mantê-la

A segurança na internet é um tema de bastante destaque nos dias de hoje, e de fato deve ser levado a sério pelas pessoas. Veja mais sobre o assunto!

A segurança na internet é uma das maiores preocupações das pessoas e das empresas. De fato, à medida que o mundo se torna mais digital, mais nossos dados ficam expostos na Web.

Fora isso, existe sempre a possibilidade do banco de dados da plataforma que utilizamos ser invadido, tornando público nossas atividades, contas bancárias, cartões de crédito, e assim por diante.

No entanto, para as empresas isso é ainda mais desastroso. O mercado é altamente competitivo, e expor sua estratégia para os oponentes pode significar graves danos. Dessa forma, todo o investimento em segurança digital é justificável.

Pensando neste problema, vamos te ajudar a manter a segurança de seus dados enquanto navega pelo terreno hostil da internet. Veja algumas dicas essenciais!

Muita atenção aos programas instalados

Uma ótima forma de comprometer sua segurança na internet é instalar programas suspeitos em sua máquina. No entanto, nem sempre fica fácil averiguar a integridade do programa, pois muitas vezes eles copiam marcas famosas.

Além disso, outro ponto que pode te colocar em risco é o uso de programas piratas. A maioria deles se trata de um “ativador”, onde é necessário ter a versão original do serviço instalado, e posteriormente utilizar o programa para ativá-la.

No entanto, não podemos saber exatamente o que esse programa ativador está fazendo em nossa máquina. Assim, ele pode inserir diversos scripts maliciosos em seu computador, tornando-o infectado.

Mantenha seu antivírus sempre atualizado

Apenas ter um antivírus instalado em seu equipamento não basta, pois novos programas maliciosos são desenvolvidos o tempo todo. Assim, para acompanhar essa “indústria” de vírus digitais, é importante atualizar seu antivírus com frequência.

A maioria deles oferece essa opção no plano gratuito, sendo de muita ajuda para manter sua segurança na internet. Além disso, há antivírus que podem te proteger de sites perigosos, atuando diretamente em seu navegador.

No entanto, ter um antivírus atualizado ainda não é o suficiente, pois há a necessidade de varreduras periódicas em sua máquina. Assim, é importante realizar uma varredura por semana, pelo menos.

Links e a segurança na internet

A forma mais fácil de comprometer sua segurança na internet é por meio de links. De fato, é muito fácil colocar um vírus ativado por link na internet, e basta um simples click para ser infectado.

Dessa forma, é importante não clicar em muitos links pela Web, mesmo que o site onde estejam seja de confiança. Isso acontece pois os links infectados podem atuar como “propagandas” em sites, estando fora do controle do próprio dono do site.

Além disso, a principal atuação de links maliciosos na internet se dá por Spam. Assim, se receber uma mensagem estranha com um link dentro, resista a tentação de clicar nele, por mais convidativo que seja.

Segurança na internet e na vida real: cuidado com estranhos

O velho conselho sobre tomar cuidado com pessoas estranhas vale tanto no mundo físico quanto no mundo digital. Aceitar um desconhecido como amigo no Facebook, por exemplo, pode parecer inofensivo, mas lembre-se que está permitindo que um estranho saiba de informações pessoais sobre você.

Dessa forma, ele poderá acompanhar seus passos por suas postagens, assim como descobrir onde você mora, quem são seus amigos, e várias outras informações pessoais importantes.

Nos últimos tempos, uma nova técnica de hacking tem crescido muito, e se baseia em uma coisa simples: ganhar a confiança da vítima. Dessa forma, por meio de e-mails, mensagens e demais meios de comunicação, o criminoso consegue a confiança da pessoa, e como consequência, acesso às informações pessoais.

Evite Wi-Fi pública

Seja em consultórios odontológicos, restaurantes e até academias, quase sempre temos uma rede Wi-Fi pública a nossa disposição. No entanto, o problema dessa rede é justamente o “pública” no nome.

Esse termo significa que qualquer pessoa pode ter acesso ao que você está fazendo nessa rede. Dessa forma, existe a possibilidade de uma grande exposição a terceiros, e devemos evitar ao máximo usar nossas senhas e realizar transações bancárias.

Porém, nem sempre uma rede Wi-Fi pública é perigosa, mas não é bom arriscar, não é mesmo? Veja mais informações como essa no blog da Cyberfly.