fbpx
Propose icon

NOVA FILIAL BOM JESUS!

Na Rua Luis Inácio Dutra, 477, Sala 02 Visite-nos

Blog da Cyber

Author
admin
Date
28 de agosto de 2019
Comments
0

Segurança nas mídias sociais: Dicas práticas para uma mídia social mais segura!

O recente vazamento do Facebook mais uma vez levantou o debate sobre a segurança nas mídias sociais. Mais de 540 milhões de contas e cerca de 22 mil senhas ficaram expostas e suscetíveis a ação de cibercriminosos.

Esse fato representa um problema tanto para quem usa essas plataformas apenas de maneira pessoal, como para empresas que possuem perfis em mídias sociais. 

E a razão é porque os dados das contas podem comprometer diretamente o trabalho e credibilidade dessas marcas. Além da grande quantidade de golpes na web, como roubo de informações sigilosas e até mesmo vírus através de links, há ainda o perigo do excesso de exposição.  

Por isso, neste post listamos algumas dicas de segurança nas mídias sociais que podem ser adotadas para garantir a proteção das informações nesse tipo de plataforma. E a primeira delas é:

Não poste fotos da mesa de trabalho

É muito comum ver pessoas postando fotos da mesa de trabalho. Mas, esse é o tipo de hábito que pode comprometer a segurança nas mídias sociais. Isso porque você pode estar expondo informações valiosas sem nem perceber.

Uma simples planilha que ficou aberta na tela, um post-it preso na tela do computador, a agenda aberta na mesa. Tudo isso pode fornecer informações importantes e sigilosas para criminosos. 

Então, não poste esse tipo de conteúdo. Inclusive, aproveite conferir o post Coisas que você não deve postar nas suas redes sociais! e saiba mais sobre as postagens que devem ser evitadas. 

Não clique em links de pessoas desconhecidas, e tome cuidado até mesmo com os enviados por amigos

Uma das maneiras mais fáceis de sofrer um ataque virtual é clicando em links desconhecidos. Eles são portas diretas para vírus e malwares. 

E você pode comprometer não apenas os seus perfis nas redes sociais, mas redes inteiras ao clicar em um link maléfico.

Por isso, não clique em nenhum link enviado por pessoas desconhecidas, ou até mesmo por perfis comerciais que você nunca teve contato. E mesmo quando esse tipo de conteúdo for enviado por amigos, atenção! 

Verifique se a mensagem realmente parece com algo que seu amigo enviaria. Se possível, até mesmo entre em contato com ele para confirmar a veracidade da mensagem. 

Não deixe suas contas logadas em qualquer computador 

Isso vale tanto para perfis pessoais como comerciais. Nunca deixe suas contas logadas. Mesmo que seja apenas você que use determinado computador, essa é uma prática que prejudica a segurança nas mídias sociais. 

Pense o seguinte, um criminoso conseguiu ter acesso a seu PC, e como as contas estavam todas ligadas, também invadiu suas redes sociais. O estrago do ataque será muito maior. 

O ideal é que você sempre se desconecte das contas após finalizar o acesso. Além disso, evite ao máximo deixar senhas salvas nos navegadores. 

De nada adianta você se deslogar se a sua senha já está salva e é possível acessar a conta com apenas um clique. Então, o melhor é memorizar os dados de acesso e colocá-los toda vez que quiser acessar as redes. 

Troque as senhas periodicamente e garanta sua segurança nas mídias sociais

Essa é uma dica básica de segurança na web. Trocar as senhas periodicamente também pode te deixar mais protegido. 

E lembre-se sempre que esse tipo de dado de acesso não deve usar coisas como, nomes de parentes, aniversários, telefones e outras informações especiais. Além disso, o ideal é memorizar esse tipo de dado. 

Assim ficará ainda mais difícil para alguém conseguir acessar suas redes sociais. 

Cuidado com as permissões de aplicativos 

Os aplicativos que usam as redes sociais para cadastro sempre solicitam a permissão de acesso às informações. E a grande maioria das pessoas sequer lê o que está permitindo, e isso também é um erro. 

Sempre que você for usar algum app que peça permissão de acesso às redes sociais, leia com atenção o que ele está solicitando. Esse é um processo que nem todos gostam de fazer, mas que é super importante e faz toda a diferença. 

Não saia dando permissões para todos os apps que solicitarem acesso. Sempre verifique antes o que ele está pedindo para só então dar ou não o acesso. 

Agora que você sabe a importância da segurança nas mídias sociais, não deixe de entrar em contato com a CyberFly. Nossa equipe poderá te ajudar a encontrar as melhores soluções!