Propose icon

NOVA FILIAL BOM JESUS!

Na Rua Luis Inácio Dutra, 477, Sala 02 Visite-nos

Blog da Cyber

Author
admin
Date
26 de fevereiro de 2019
Comments
0

Você sabe como pagar contas pela Internet?

Diversas foram as facilidades que o desenvolvimento da tecnologia e da internet trouxeram para a vida das pessoas.

Agora é possível saber todas as notícias em tempo real, fazer novos amigos e manter contatos com os antigos, e mesmo assistir aulas, tudo de forma online.

Uma das principais vantagens no quesito comodidade foi a possibilidade de pagar contas na internet por meio de sites e aplicativos de bancos.

Isso proporcionou otimização de tempo e menos estresse para as pessoas que não precisam se deslocar da sua casa e enfrentar enormes filas em bancos e casas lotéricas.

Apesar de toda essa facilidade, muitas pessoas ainda não aderiram ao pagamento online de contas tanto por não saber como fazer como por achar inseguras essas operações.

Nesse artigo trouxemos informações sobre como pagar contas na internet e dicas de segurança para evitar problemas, como roubo de senhas.

Se você tem alguma dúvida sobre esse assunto, então acompanhe o artigo até o final para ficar sabendo de tudo.

Como pagar contas na internet?

O desenvolvimento de sites e de aplicativos dos bancos trouxe a comodidade de poder fazer diversas operações pela internet, como transferências, acesso ao extrato e pagamento de contas.

O acesso às operações do site ou do aplicativo pode mudar de acordo com o banco, assim como pode haver diferenças no modo de fazer as operações.

Pagamento de Contas no aplicativo

Um exemplo disso é a Caixa, que exige que você faça a solicitação de uma “assinatura eletrônica” diretamente na sua agência para que possa realizar operações, como pagamentos e transferências.

Essa “assinatura eletrônica” é um modo de garantir uma maior segurança ao cliente, evitando que sua conta seja clonada e utilizada por qualquer pessoa.

Outra necessidade para que você tenha acesso a algumas operações, como o pagamento de contas, por meio do aplicativo é desbloqueá-lo previamente nos caixas de autoatendimento do seu banco.

Pagamentos de Contas no site

O uso do Internet Banking nos sites bancários pode exigir que você também faça uma liberação de acesso prévia, dependendo do banco.

Por outro lado, a maioria dos sites de Bancos, como o da Caixa, exige que o cliente faça o download do módulo de segurança no seu computador para poder utilizar as operações.

Após a instalação do módulo de segurança, é possível ao cliente pagar contas na internet com comodidade.

Para isso, basta acessar a opção “Pagamentos”, assim como nos aplicativos, e escolher o tipo de conta que deseja pagar.

Dicas de segurança para pagamento de contas na internet

Apesar de os bancos exigirem algumas medidas de segurança para liberar o acesso dos clientes a sites e aplicativos, existem algumas outras medidas que os próprios usuários devem tomar.

São dicas simples, mas que fazem toda a diferença para impedir que senhas sejam clonadas.

Veja agora quais são as principais dicas:

  • Mantenha, no mínimo, o antivírus sempre ligado e atualizado no computador ao usar o Internet Banking
  • Utilize navegadores mais seguros para acessar o site do Internet Banking, como o Firefox ou o Mozilla
  • Use sempre o aplicativo oficial dos bancos, pois existem muitas cópias criadas por pessoas com o objetivo de clonar seus dados
  • Nunca acesse sua conta, por site ou aplicativo, em redes públicas sem fio, pois há chance de que elas sejam usadas para clonar dados
  • Não utilize também computadores públicos, como os de LAN House, pois podem contar programas para roubo de dados

Como você pôde ver, desde que sejam tomadas as medidas de segurança necessárias, pagar contas na internet é um meio seguro e cômodo.

Vá hoje mesmo ao seu banco e libere o acesso à sua conta por meio de site e aplicativo, e revolucione a forma como você realiza suas operações bancárias.

Se você tem interesse em saber mais sobre a segurança das redes públicas de Wi-Fi, então leia esse nosso outro artigo  saiba tudo sobre o assunto.