Backup para empresas: quais tipos escolher

 

Os backups para empresas se fazem necessários em organizações de qualquer porte e segmento.

 

E essa necessidade se torna ainda maior com a crescente aderência das empresas à tecnologia. Atualmente, é quase impossível não encontrar uma empresa que conte com um computador para centralizar e otimizar suas operações.

 

Logo, se torna crucial assegurar a proteção de dados e informações valiosas contra possíveis falhas de sistema, invasão cibernética, instabilidade e outras situações que podem fazer com que seja impossível recuperar tais arquivos e/ou informações.

 

Mas a pergunta que fica é: quais tipos de backups para empresas escolher? E antes de respondê-la, é importante também esclarecer outras dúvidas pertinentes.

 

 

O que são backup para empresas?

 

 

Um backup trata-se da cópia de arquivos importantes, também chamadas de “cópias de segurança”, permitindo o acesso dessas informações caso os arquivos originais forem comprometidos (deletados, corrompidos, hackeados, etc).

 

Até mesmo usuários comuns precisam fazer uso da cópia de segurança, já que correm os mesmos riscos de perderem seus dados.

 

Mas, para uma empresa, esse cuidado é ainda maior, afinal de contas, a reputação dela estará em jogo diante de seus clientes e até mesmo o seu funcionamento, já que nesses computadores podem estar também informações financeiras, de fornecedores, informações contábeis, etc.

 

 

Quais as vantagens do backup?

 

 

Imagine acontecer um imprevisto na empresa e perder dados importantes e ter que paralisar seu negócio devido a isso? Com o backup você não passa por esse sufoco.

 

E essa é apenas uma entre tantas vantagens do uso dos backup para empresas.

 

Hoje em dia os computadores são como o coração da empresa, nele estão centralizados dados e informações de suma importância. Inclusive, podem existir projetos em desenvolvimento ou campanhas, por exemplo.

 

Se esses dados forem perdidos, será um enorme prejuízo para a empresa. Mas, com uma cópia de segurança você pode ficar tranquilo que os arquivos e informações poderão ser recuperados.

 

Outra vantagem do uso do backup é que você não atrasa um projeto de um cliente (e nem mesmo corre o risco de perder esse cliente) por conta de um problema com as informações do projeto.

 

Por fim, se a sua empresa conta com um sistema onde os clientes façam login em sua plataforma, é praticamente obrigatório que você forneça segurança e proteção para eles ao realizar backup dos dados. Assim evita que algum imprevisto acabe deletando as informações que eles tenham salvo na plataforma, por exemplo.

 

 

Quais tipos de backup para empresa

 

 

Chegamos agora no ponto central do artigo: como escolher o backup ideal para o seu negócio?

 

Antes de mais nada, é importante que você defina por quanto tempo deseja manter os dados e informações armazenados, além do volume desses dados. Caso necessite armazenar muitos arquivos, precisará dispor de mais espaço para isso.

 

Já falando sobre a escolha do tipo de backup para sua empresa, existe o backup físico (feito por meio de servidores físicos na própria empresa ou locado num data center já existente) e o backup virtual (feito na nuvem).

 

O primeiro caso, se tratando do servidor interno (backup server), o qual oferece maior confiabilidade, já que os dados, arquivos e informações ficam armazenados num servidor da própria empresa.

 

Também, no caso do servidor locado num data center (colocation), tem-se a vantagem de contar com uma estrutura já pronta, segura e de valor econômico. O único porém nesse caso é que essa estrutura seria compartilhada com outras empresas.

 

Para se ter uma ideia, a diferença entre um servidor colocation e um backup server seria como morar num apartamento, no caso do colocation (compartilhado), e morar numa casa comum, no caso do servidor interno (backup server).

 

O colocation é voltado para empresas de pequeno porte que não precisem de um espaço muito grande para armazenar seus arquivos e buscam uma alternativa mais “custo-benefício”. Já a segunda opção é mais robusta e une tecnologia de hardware e de software.

 

Por fim, o backup virtual, que também vem ganhando força, tem como principal vantagem não necessitar de estrutura física na empresa. Sem contar o ótimo custo-benefício oferecido.

 

Ainda tem dúvidas sobre qual tipo de servidor é o ideal para sua empresa? Entre em contato com um de nossos consultores para esclarecer suas dúvidas e também para conhecer nossos serviços.

Add Comment