Blog da Cyber

20/10
Author
admin
Date
20 de outubro de 2020
Comments
0

Busque fontes de informação confiáveis para se manter atualizado

Buscar informação é uma tarefa maçante, não é mesmo? Temos que abrir pergaminhos empoeirados, livros antigos escritos em línguas mortas e coisas do tipo.

Calma lá, isso era comum há alguns anos atrás: o pessoal de hoje dá um “Google” e pronto, todo o conhecimento do mundo está disponível para ser consumido.

Até que ponto a informação que você encontra na internet é verdadeira? Além disso, será que ela é realmente confiável?

Não existem revisores responsáveis por checar toda a informação da internet, separando o que é falso do verdadeiro, por isso temos problemas com fake news, por exemplo.

Vamos entender melhor sobre o assunto.

Fake news são perigosas?

 
As notícias falsas, também conhecidas como fake news, são muito prejudiciais para a sociedade. Imagina só ter seu nome associado a uma notícia de assassinato, por exemplo.

Mesmo que a acusação seja falsa, reparar o dano dessa fake news pode ser muito difícil e, em alguns casos, até impossível. De fato, já houveram homicídios por causa de notícias como essa.

Além disso, estar informado por notícias falsas atrapalha sua percepção de mundo.

Ter conhecimento sobre o que está acontecendo em nosso país, assim como em nosso estado e em nossa cidade é muito importante para agir de acordo com a situação.

Se as mídias não disponibilizassem notícias sobre a pandemia, por exemplo, as pessoas morreriam e nunca ficaríamos sabendo o motivo – talvez a gripe seria considerada culpada.

Por fim, as fake news são problemas enormes no mundo empresarial.

Algumas empresas, visando atrair investidores, distorcem seus balanços contábeis, fazendo com que seus números sejam melhores que o dos competidores.

Na inocência, alguns jornais acabam publicando notícias sobre isso, e só lá na frente percebem o erro cometido.

Se deu conta do perigo das notícias falsas? Vamos aprender a evitá-las em nossa vida encontrando fontes de informação confiáveis.

Como encontrar fontes de informação confiáveis?

 
Encontrar fontes de informação confiáveis é um verdadeiro desafio, mas é um esforço que deve ser feito para impedir as notícias falsas. Para isso, existem alguns métodos simples que podem te livras das fake news. Veja alguns deles.

Usar livros para pesquisa

 
Os livros são ótimas fontes de informação confiável, pois publicar um livro é mais difícil do que publicar um post na internet.

Além disso, antes da publicação acontecer, o livro passa por várias etapas de revisão e certificação do conteúdo, tornando difícil a propagação de informações enganosas, mesmo que por acidente.

Publicar um livro custa caro e leva bastante tempo. Além disso, atualmente a maioria das pessoas não leem muitos livros por ano, e este hábito, mesmo que negativo, coíbe o uso de livros como fonte de informação enganosas.

Ler notícias em jornais conceituados

 
Existem muitos jornais na internet que são de qualidade. Além disso, mesmo um jornal pequeno pode ser uma excelente fonte de informação para você.

Porém, o problema está no processo de redação da notícia: um jornal pequeno costuma ter 2 ou 3 pessoas trabalhando para mantê-lo, e geralmente o próprio jornalista escreve a notícia e faz sua publicação.

Dessa forma, não há uma equipe de revisão para averiguar a veracidade dos fatos, e até mesmo um jornalista treinado pode cometer erros durante a redação, propagando uma notícia falsa por acidente.

Em um jornal profissional e conceituado, esse problema é amenizado por uma equipe treinada e experiente em revisão. Assim todas as informações veiculadas são confirmadas, revisadas e validadas pela equipe, diminuindo as chances de erros.

Porém, nem tudo é perfeito, e até mesmo jornais conceituados já se desculparam por propagar fake news por acidente.

Ler os artigos da CyberFly

 
O pessoal que cuida do Blog da CyberFly toma muito cuidado na hora de escrever o conteúdo do site para você.

Para montar um artigo, fazemos uma busca refinada em vários jornais conceituados, assim como em sites especializados no assunto de interesse.

Se for preciso, entramos em contato com especialistas para resolver eventuais dúvidas sobre o tema, da mesma forma que consultamos livros e trabalhos acadêmicos de referência.

Quer ficar mais equipado na luta contra as fake news? Confira nossas dicas contra as fake news clicando aqui!

Comments (0)

Write your comment