Blog da Cyber

06/04
Author
admin
Date
6 de abril de 2021
Comments
0

Chuva X Internet: Como evitar que a chuva deixe sua conexão mais lenta

Uma das grandes queixas dos usuários da internet é em relação à chuva.

Dessa forma, os relatos são de que quando começa a chover a conexão com a internet fica ruim, os números de download caem e até mesmo a internet pode cair.

Entretanto, será mesmo que a chuva pode interferir de maneira direta sobre a internet da sua casa e dos seus dispositivos?

Nessa linha, a resposta para essa pergunta é “depende”.

Assim, ao longo do artigo será discorrido os fatores que podem ou não influenciar na hora da chuva com a sua internet e dicas para que eventuais problemas não aconteçam no seu dia a dia quando as nuvens começarem a aparecer no céu e o tempo começar a fechar.

A chuva pode interferir na qualidade e velocidade da internet?

 
Como já foi dito, depende, pois é o tipo de internet que é disponibilizada na sua casa que vai determinar se realmente o fator externo da chuva pode interferir na velocidade ou não.

Nesse viés, a internet com maior teor de interferência e que pode até cair caso aconteça chuvas, é a internet via rádio, sendo esta a única internet pela qual é interferida pela chuva de uma maneira direta. 

Assim, isso acontece porque com a chuva e a descarga elétrica dos raios podem atrapalhar o sinal que é transmitido nas ondas a céu aberto e quando isso acontece não tem muito o que fazer, é esperar melhorar o tempo para voltar tudo ao normal e cobrar do seu provedor de internet que sempre melhore os equipamentos para tentar diminuir isso.

Para entender melhor essa situação que mais afeta a internet caso chova é como se você conversasse com alguém em uma sala vazia, a pessoa entenderia tudo e conseguiria ouvir bem tudo que você dissesse. 

Porém, quando começar a chegar muitas pessoas nessa sala, somado ao som de uma música tocando no fundo, pode ser que com quem estiver conversando, a comunicação não fique muito clara e compreensível. 

Dessa maneira, é parecido o que acontece com o sinal via rádio caso comece a chover em que a atmosfera pode distorcer o sinal.

A Internet cabeada pode também sofrer interferência de sinal pela chuva?

 
Seguindo, no caso da internet a cabo, que tradicionalmente é a ADSL ou fibra óptica, em um estado normal não sofrem interferência direta pela chuva, porém, podem existir barreiras causadas pela chuva que impedem essa internet chegar em sua plenitude nas casas.

Com isso, um dos principais fatores é a queda de energia que a chuva pode causar nas centrais de provedores de internet, dessa forma, interrompendo de forma indireta a conexão. Ademais, uma rede doméstica mal instalada, com cabos rachados ou em curto também acaba com a conexão.

Assim, se tiver alguma infiltração que faça ter umidade perto do cabo aberto ou que pingue água diretamente nele, também prejudica a internet com a chuva sendo uma secundária na situação.

Por fim, um tráfego pesado na rede em tempo de chuva também diminui significativamente a velocidade da internet, pois em uma forte chuva as pessoas tendem mais a ficar em casa e com muitas pessoas em casa usando da mesma rede para acessar a internet pode ser que a banda larga não aguente o fluxo e diminua sua velocidade. 

Dessa forma, é importante saber até quantos aparelhos simultâneos sua rede consegue conectar sem influenciar de maneira negativa a velocidade da internet.

Dicas para prevenir uma internet de baixa qualidade em momentos de chuva

 
No caso de conexões via rádio, não há muito o que se possa fazer, pois todo o sistema dela é em céu aberto e uma chuva muda toda a composição das ondas na atmosfera. 

Desse modo, como já foi dito, é cobrado que seu provedor de internet sempre utilize as melhores ferramentas de forma ágil para diminuir ao máximo esse problema.

Entretanto, no caso de internet banda larga ADSL ou fibra óptica é imprescindível uma boa instalação domiciliar da internet e de toda a elétrica envolvida no processo, para diminuir ao máximo o risco de interferência pela chuva.

Além de ficar atento ao desgaste dos seus equipamentos e sempre que possível pedir para um profissional dar uma revisada em todos os componentes da rede.

Comments (0)

Write your comment