Como a internet mudou a forma de ouvir músicas

Desde que a internet se popularizou, tornando-se acessível a todos os públicos, o modo de consumir música mudou.

Quem viveu a infância ou juventude entre os anos 50 a 70 sabia como era difícil ter acesso a músicas.

Naquela época, tudo era voltado ao rádio, sendo que muitos permaneciam sentados em frente aos seus aparelhos esperando pela sua música favorita passar. E, para não mais perdê-la, usavam gravadores com fita cassete (K7) para gravarem a faixa (desejando fortemente que o locutor não falasse no meio da música).

Hoje em dia é muito mais fácil com o advento da tecnologia e da internet.

A tecnologia evoluiu e continua a evoluir, mas o objetivo dela é sempre o mesmo: fornecer o acesso a informações e também mais praticidade no dia a dia das pessoas. E isso se potencializa com a chegada da internet. Mas não apenas isso: a internet ainda ajuda a dar acesso a mais entretenimento.

Hoje em dia, por exemplo, temos os serviços de streaming de música, conhecidos e amados por muitos em todo o mundo. Eles permitem que os usuários escutem seus álbuns ou faixas preferidos, através da internet, a qualquer hora e sem precisar baixar alguma coisa para o seu computador ou celular.

 

Os benefícios dos serviços de streaming de música

 

Dentre as vantagens de se optar por esses serviços está a possibilidade de ter acesso a um acervo com milhares de músicas de diferentes estilos, tanto lançamentos quanto músicas mais antigas do artista ou banda. E, para os mais audiófilos, também há a qualidade das faixas garantida, já que essas plataformas exigem que os artistas enviem a faixa em excelente qualidade.

Outra vantagem é que o usuário pode escutar somente as faixas que deseja, podendo pular as que não quiser ouvir ou não goste.

Sem contar a vantagem de não precisar mais armazenar músicas no seu dispositivo móvel ou computador. O que consumiria muito espaço depois de um certo tempo, exigindo que ele adquirisse um cartão de memória maior ou um hd com mais gigas, por exemplo.

No entanto, os serviços de streaming, para funcionarem com toda a sua plenitude, requerem um sinal estável e com uma velocidade boa. Do mesmo modo que para fazer o download de alguma faixa.

 

A internet te ajuda a descobrir músicas novas

 

De acordo com as músicas que os usuários costumam escutar, os aplicativos de streaming podem realizar indicações.

O que esse sistema faz é coletar informações sobre os gêneros musicais que o usuário está habituado a escutar e, a partir disso, gerar uma playlist com indicações de músicos e bandas do mesmo gênero ou gêneros relacionados que possam ser do seu interesse.

Nisso, há a vantagem de conhecer novos músicos ou bandas que possuem o mesmo estilo musical que aqueles sobre os quais esse usuário está acostumado a acompanhar e que podem te agradar. Esse é um recurso inteligente e que tem agradado a muitos. É como ter um amigo com os mesmos gostos que você te indicando novos artistas, bandas e estilos musicais.

Porém, a internet não apenas mudou a forma de ouvir músicas, mas também como temos acesso a ela.

Os CDs, por exemplo, tiveram uma vida curta com a chegada dos streamings de música. Inclusive, há plataformas onde o usuário pode adquirir o álbum completo ou apenas uma faixa dele, nisso podemos citar o Google Music. É mais praticidade e economia para quem quer ouvir músicas, podendo escutar apenas uma ou duas faixas do álbum, as quais são suas favoritas.

Um CD, comparado a essas plataformas digitais, pode acabar arranhando e, assim, você perde as músicas contidas nele. Já com as plataformas de streaming de música a sua faixa ou faixas ficam salvas na sua conta e você pode acessá-las quando e onde quiser.

Imagine estar relaxando curtindo aquela faixa especial ou mesmo na maior vibe com aquele som que te deixa pra cima e do nada o áudio parar ou ficar cortado porque a internet caiu ou começou a apresentar lentidão?

Se você quer aproveitar ao máximo a plataforma de streaming, saiba que é importante ter acesso a internet de qualidade. E com a Cyberfly você tem acesso a internet veloz e estável para esse e outros usos.

Add Comment