Como aproveitar o máximo da sua internet

Você sabe como desfrutar do máximo da capacidade da sua Internet? Seja por culpa do roteador ou outros aparelhos, talvez você não esteja aproveitando tudo que o seu plano contratado pode vir a oferecer.

E geralmente, casos comuns como Internet lenta ou quedas a toda hora, podem ser resolvidas com algumas dicas. 

Seguir algumas práticas podem te garantir melhor estabilidade, taxas de download, e assim, aproveitar o máximo da sua Internet! Confira a seguir alguns truques na manga que valem ouro!

1 – Canal do roteador

 
A primeira dica é trocar o seu canal do roteador. Isso porque em ambientes que tenham muitos modems próximos, o canal de transmissão fica congestionado, e em consequência sua Internet fica lenta.

Para trocar o canal você pode utilizar o Wifi Analyzer, por exemplo, para escolher qual o melhor canal para você. Dentro do aplicativo, disponível para computador e Android, você consegue verificar os canais através da opção “Classificação de Canal”.

Após escolher seu novo canal, siga o passo a passo abaixo para fazer a alteração:

  • Primeiro digite o endereço de IP do roteador no seu navegador e acesse as configurações;
  • Na tela de configurações você irá inserir o login e a senha informados pelo fabricante, que você encontra na parte inferior do equipamento. 
  • Clique em “Wireless”, “Sem fio” ou “WAN”;
  • Selecione o melhor canal indicado pelo WiFi Analyzer e selecione a região, no caso Brasil;
  • Agora é só salvar as modificações e reiniciar o equipamento.

2 – Utilize a banda correta

 
Hoje em dia, os roteadores costumam ter duas bandas de transmissão, uma é mais rápida com 5 GHz e outra menor de 2.4 GHz. As duas bandas são transmitidas simultaneamente, e optar pela rede correta pode fazer uma grande diferença na sua conexão.

As redes 2.4 GHz alcançam distâncias maiores, enquanto a rede 5 GHz é mais rápida e tem menos interferência. Escolher a banda certa te permite navegar com maior estabilidade. Geralmente a com 5 GHz vem denominada com “5G”.

3 – Roteador mais moderno

 
Comprar um roteador moderno pode eliminar problemas de ruído e interferências. Os modelos mais recentes apresentam equipamentos melhores, que permitem um maior alcance da rede e menor influência de objetos externos e outras redes. 

4 – Cabos de rede

 
Os cabos de rede são a forma mais barata e prática de conseguir aproveitar o máximo da sua Internet. Com o cabo a latência é muito menor e você com certeza receberá tudo que o plano entrega. Sendo ideal para dispositivos como computadores, que não precisam de tanta mobilidade quanto um celular.

Portanto, quando você precisar de uma conexão boa e o mais estável possível opte pelo cabo, com ele as chances de ocorrer um imprevisto, como Internet lenta, são baixas. 

E aí, gostou das dicas? Já tentou fazer alguma dessas? Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de conferir essas e outras matérias que podem elevar a sua conectividade a outro nível. Só aqui na CyberFly!

Add Comment