Como medir a velocidade da internet corretamente

Uma das maiores preocupações dos usuários quando contratam os serviços de provedores de internet é como medir a velocidade da internet que irão receber. Vale lembrar que os contratos devem ser lidos e relidos se achar necessário para entender alguns pontos importantes sobre esse assunto.

Pode ser que você já tenha tentado assistir um filme online e a sua conexão parecia estar lenta ou que, ao tentar acessar um site pelo smartphone a página não tenha carregado. Quando isso acontece é importante que o usuário utilize algumas ferramentas para verificar a velocidade de conexão recebida, fazendo com que, caso ela não seja a esperada, uma chamada ao suporte seja feita.

Entre as ferramentas de testes de velocidade estão o SpeedTest, o SIMET Mobile, Brasil Banda Larga, Cisco Global Internet Speed Test, entre outros. Atualmente, o mais utilizado é mesmo o SpeedTest. Porém, antes de realizar a medição é preciso ter alguns cuidados para que nada interfira no processo.

Primeiramente, para medir a velocidade da internet execute uma varredura no seu sistema a fim de detectar possíveis vírus, depois tenha certeza de que a internet não está sendo usada em outros dispositivos.

 

Iniciando os Testes

 

É importante que apenas o teste de velocidade, independente de qual você escolheu para realizar o processo, seja a única ferramenta com acesso à internet no momento.

Se você é um cliente Cyberfly, você tem uma ferramenta específica para medir a velocidade da internet que você está recebendo, direto no Painel do Cliente.
Basta fazer seu login para acessá-la!

Depois, faça a medição e repita várias vezes. Indicamos que esse processo seja repetido também em diferentes momentos do dia, já que a internet está sujeita a sofrer interferências.

Lembre-se também de que para medir a conexão da operadora é preciso desativar o WiFi, isso por causa da diferença entre a velocidade de conexão com fio e sem fio que acontece devido suas diferentes características, já que a rede wireless sofre com os fatores do tempo tornando-se mais instável e sofrendo mais interferências que a conexão com fio.

Depois que você realizar os testes terá constatado a velocidade de conexão recebida.

 

Importante

 

Vale lembrar que, existe um equívoco sobre os termos “Mega”, que são os Megabits e os Megabytes. Portanto, se você contratou um serviço de 3 Mega, isso quer dizer que você contratou 3 Megabits, que equivalem a cerca de 380 Kbps. Cada 1 Byte é igual a 8 bits.

Assim, a velocidade de conexão contratada será 1/8 dela. Isso deverá lhe ajudar a entender as velocidades máximas de transferência de arquivos entre a web e o computador.

 

Cliente Cyberfly, veja como medir a velocidade da sua internet através do Painel do Cliente.

 

 

Add Comment