Conheça quais são os perfis dos usuários de internet mais comuns

Há mais de 20 anos a internet passou a ser comercializada aqui no Brasil, e mesmo assim, depois de tantos anos apenas 65% da população possui acesso a ela, meio difícil de acreditar, mas existem milhões de pessoas no país que vivem sem internet. A internet possui um público muito grande, pois proporciona a oportunidade de fazer o que quiser e encontrar qualquer conteúdo. Um público segmentado, porém conectados pela rede com diferentes perfis e formas de utilização. Podemos encontrar alguns perfis de usuários bem comuns na internet, e você com certeza irá se encaixar em um deles, veja!

Perfil por Idade

Os perfis de usuários da internet podem ser divididos pela faixa etária de cada usuário. Pesquisas mostram que mais de 65% dos jovens de até 25 anos ficam conectados praticamente todos os dias, e com a facilidade proporcionada pelos smartphones, praticamente a todos os momentos, pode ter certeza quando você vê um jovem vidrado na tela do smartphone, ele não está apenas verificando a hora.

Para aqueles com mais de 65 anos este número cai drasticamente, sendo apenas 4% das pessoas.

Perfil por renda familiar

A renda familiar tem muita influência para dividir os perfis de acesso à internet. Para aqueles que possuem a renda de até um salário mínimo, apenas 25% acessam pelo menos uma vez na semana a internet, já para aqueles com renda de até cinco salários, a proporção é muito grande, chegando a 76%.

Estes números refletem os valores altíssimos que o Brasil possui em seus planos de internet, incluindo os planos para smartphones.

Acessos

Entre os acessos existem algumas diferenças entre cada perfil, porém na maioria das vezes todos acabam fazendo as mesmas coisas, com proporções diferentes. Como:

  • Acessos a redes sociais;
  • Trabalho e negócios;
  • Estudos;
  • Compras;
  • Todos os tipos de comunicações online;
  • Pesquisas diversas sobre qualquer tipo de conteúdo.

O que cada perfil procura

  • Todos os internautas acessam para buscar assuntos diversos e resolver dúvidas específicas.
  • Existe o perfil que acessa a internet para meio de comunicação e interatividade, estes estão sempre conectados as redes sociais e precisam apenas de uma smartphone.
  • Temos também o perfil de quem busca diversão e formas de passar o tempo, como jogos, vídeos e músicas.
  • Internet para os estudos e para o trabalho remoto. Atualmente aprender algo e consumir conteúdos ficou muito fácil, não importa onde esteja, apenas com um smartphone você terá acesso a qualquer tipo de aprendizado. Este é o perfil de muitos jovens iniciando suas carreiras e conciliando estudos com trabalho.

Redes sociais

Basicamente é para isso que a internet funciona hoje. Não importa o que você esteja acessando, em algum lugar da página terá um ícone de alguma rede.

Mais de 90% das pessoas que acessam a internet estão conectadas a algum tipo de rede social, sendo as principais o Facebook e Instagram com mais 80%, WahatsApp com 60%, sendo que a dois anos atrás este número era de apenas 35% e o YouTube com 20%.

Meios de acesso

Não temos dúvidas de que o maior acesso é feito pelo smartphone, independente de idade e de perfil. Ainda existem muito acessos por computadores, praticamente nas mesmas proporções, porém quem acessa pelo desktop ou notebook também acessa pelo celular e muitas pessoas que acessam pelo smartphone já deixaram de lado os computadores.

A conectividade deste momento digital que estamos vivendo facilita a vida de todos os perfis de usuários da internet, todos os meios de acessos estão a cada dia recebendo atualizações e disponibilizando ferramentas novas, tornando a interatividade e o consumo de conteúdo algo muito mais rápido e fácil de ser acessado.

Add Comment