Dicas para você proteger seu WhatsApp

Mesmo com todas as tecnologias atuais, a segurança na internet ainda é uma grande preocupação. Principalmente quando se trata de assuntos pessoais e de trabalho, como os trocados no WhatsApp.

E ainda ficamos muito suscetíveis a situações que podem nos pegar despreparados, como ataques de hackers, malwares e perda de dados. 

Em vista disso, o WhatsApp desenvolveu formas de proteger as contas e dar mais privacidade aos usuários. Um exemplo é o sistema de criptografia de ponta a ponta desenvolvido em 2016.

Conferindo, assim, maior segurança para transações e trocas de informações. Por isso, a CyberFly trouxe para você algumas dicas para usar seu WhatsApp sem precisar se preocupar com imprevistos. Confira a seguir!

1. Atualizações

 
Atualizações são comuns em todos os aplicativos, inclusive com o WhatsApp. Os updates geralmente trazem novas funcionalidades, designs e também correções que podem deixar o aplicativo mais suscetível a ataques.

Portanto, manter seus apps atualizados é importante por questão de segurança. Com isso, você também consegue acompanhar relatórios de uso e informações sobre a proteção dos seus dados. 

2. Verificação em duas etapas

 
Esse é um recurso disponibilizado pelo WhatsApp essencial para ter mais segurança, principalmente quando conectar seu aplicativo a outros dispositivos.

A “verificação em duas etapas” permite que você cadastre uma senha extra, assim você consegue utilizá-lo em outros aparelhos e ter mais controle em quais você estiver logado. Além disso, de tempos em tempos ele irá requisitar a senha para liberar o aplicativo. 

Para ativar:

  • Entre no seu Aplicativo;
  • Clique no Menu (ícone com três pontinhos);
  • Selecione “configurações”;
  • Clique em “conta”;
  • Selecione “verificação em duas etapas”;
  • E por fim, “Ativar”.
  • Após isso, será solicitado a criação de uma senha numérica. 

3. Senha de acesso

 
Diversos aplicativos permitem que você crie senha para acessar seus dados, entre eles o App Locker, é um exemplo. Assim, suas redes sociais, chats, fotos e mensagens ficarão bloqueados por uma senha. Outra dica é sempre ter uma senha de acesso para o seu celular, isso por si só já trará maior segurança, afinal só quem tiver a senha conseguirá desbloquear e ter acesso ao seu aparelho.

4. Fotos apenas para os seus contatos

 
Uma outra opção que o próprio aplicativo oferece é deixar sua foto de perfil visível apenas para os seus contatos salvos. Dessa forma, pessoas fora dessa lista não terão acesso a sua foto. Para ativar é só seguir o passo a passo abaixo:

  • Abra seu WhatsApp;
  • Vá até o Menu (ícone de três pontinhos no canto superior direito);
  • Selecione “Configurações”;
  • Acesse sua “Conta”;
  • Então clique em “Privacidade”;
  • Por fim, selecione “Foto do perfil”;
  • Agora é só escolher a opção “Meus Contatos”.

Feito isso, apenas seus contatos poderão ter acesso a sua foto de perfil. 

5. Redes compartilhadas

 
Apesar de tentadoras, as redes compartilhadas, como WiFi’s de restaurantes, bibliotecas, locais públicos, entre outros, são de fácil acesso para pessoas mal intencionadas tentarem acessar seus dados.

Isso porque existem aplicativos que permitem que uma pessoa acesse o aplicativo de outra rede se estiverem compartilhando a mesma conexão. Colocando sua segurança em risco, por isso, sempre evite redes livres ou que muitas pessoas tenham acesso.

6. Golpes

 
Quem nunca ouviu falar dos golpes de WhatsApp, não é mesmo? Pois é, e infelizmente eles são criados todos os dias e circulam a todos os momentos. Por isso, desconfie de promoções, prêmios ou coisas que envolvam dinheiro, pois esses fazem diversas vítimas ao redor do mundo. Não clique em links desse tipo, pois esses são a porta de entrada de vírus e malwares no seu aparelho e isso pode roubar importantes dados pessoais.

7. Esconda suas informações pessoais

 
Spams e ataques tentam sempre roubar informações pessoais, como nomes, cartões de crédito, documentos, etc. Assim, uma forma de diminuir sua exposição é limitar o acesso de pessoas desconhecidas às suas informações. Dentro de configurações, em Conta e Privacidade, você terá diversas opções.

Entre elas desativar a confirmação de leitura, e até mesmo impedir que você seja adicionado em grupos sem sua permissão. E sempre que você compartilhar alguma informação importante a apague assim que possível, isso irá evitar que essas possam ser roubadas. 

Seguindo as dicas acima sua segurança será bem maior e poderá evitar contratempos, estresses e problemas desnecessários.

E você, tem mais alguma dica para garantir uma segurança maior no WhatsApp? Comente abaixo, e não deixe de conferir essas e outras dicas aqui na CyberFly.

Add Comment