Inclusão digital: a importância da democracia on-line

A inclusão digital é um grande desafio e um enorme benefício para a vida de muitas pessoas.

No mundo em que vivemos, a inovação passa por um processo cada vez mais veloz.

Vivemos o que podemos chamar de Revolução Digital, a revolução do conhecimento. Onde a tecnologia é algo presente e necessário: celulares, computadores, tablets, etc.

Não há como negar que a tecnologia gera um imenso impacto na vida das pessoas de diferentes classes sociais. E esse impacto pode ser visto no mercado de trabalho, nas escolas, entre outros. Tudo isso influencia também no modo como nos relacionamentos com as pessoas, seja no meio pessoal ou profissional.

Logo, é de suma importância que as pessoas acompanhem essas evoluções. E aqui se faz necessária a inclusão digital.

E quando falamos “grande desafio”, isso é devido ao modo como as pessoas têm enxergado o tema, pois não basta apenas ter acesso a um computador e internet para que seja considerado como inclusão. É necessário também adquirir o domínio das ferramentas necessárias.

Outro ponto ainda ligado a desafio é obter maior incentivo do governo para ações voltadas a esse tipo de inclusão em muitos estados.

E quanto ao “benefício”, isso é porque muitas famílias de baixa renda podem mudar de vida através da tecnologia.

Com pessoas cada vez mais dominando as ferramentas web, elas podem melhorar seu currículo quando forem em busca de um emprego ou mesmo terem mais oportunidades para empreender, por exemplo, já que a internet tem ajudado muitas pessoas também nesse ponto.

 

Mas, afinal de contas, o que é inclusão digital?

 

Incluir digitalmente é basicamente tornar as ferramentas de informação acessíveis a todos, é democratizar o meio on-line. Com isso, permite-se que todos tenham acesso a uma cultura digital.

Por meio de ações que visem incluir digitalmente, as pessoas conseguem melhorar o seu dia a dia, já que as ferramentas online ajudam a otimizar processos, por exemplo, tornando sua rotina mais prática.

Uma pessoa que foi inserida no meio online, que passou pelo processo de inclusão digital, não é aquela que simplesmente usa as redes sociais ou troca e-mails, mas é aquela pessoa que faz uso desse recurso para mudar sua vida profissional, para melhorar seus estudos, para conseguir criar um negócio, entre outros. Logo, esse é o objetivo da inclusão no meio digital, é ajudar para que a pessoa tenha mais oportunidades em sua vida.

Como já mencionamos, para a inclusão digital acontecer é preciso que a pessoa receba acesso a um computador, uma conexão com a internet e aprender como usar as ferramentas disponíveis.

E, nisso, o governo está intimamente relacionado, com iniciativas que visem essa inclusão, o acesso à tecnologia, à internet e seus benefícios. Hoje em dia tudo pode ser apresentado através da internet, desde fotos, vídeos, áudios, entre outros. E essas possibilidades têm aberto novos horizontes, com a sociedade industrial sendo superada pela sociedade da informação.

 

 A importância da inclusão digital

 

Como já fora citado aqui, a inclusão digital tem o objetivo de inserir uma pessoa na cultura digital, a fim de oferecer-lhe as ferramentas necessárias para melhorar de vida.

E quando falamos em ferramentas nos referimos tanto ao computador que essa pessoa usará quanto aos programas e aplicativos, ajudando a organizar seu dia a dia, seus estudos, a oferecer acesso a ferramentas online que ajudem no desenvolvimento de um negócio, em vendas, etc.

Uma realidade hoje em dia são os trabalhos remotos. E com essa inclusão muitas pessoas podem ser beneficiar deles, seja para vencerem o desemprego ou para gerarem uma fonte extra de renda.

Ou seja, a inclusão digital ajuda uma pessoa a mudar sua vida e de sua família, através do aproveitamento da tecnologia e das ferramentas de informação.

A qualidade da conexão com a internet é algo fundamental para qualquer pessoa. Por isso a Cyberfly ouve a voz de quem busca internet super veloz e estável e oferece para você ou para sua empresa os melhores planos. Entre em contato conosco e saiba mais.

Add Comment