Blog da Cyber

08/06
Author
admin
Date
8 de junho de 2021
Comments
0

Internet para zona rural: como a conectividade beneficia o agronegócio?

Estar conectado hoje em dia é sinônimo de sucesso para a maioria das empresas, e o mesmo não poderia ser diferente para o agronegócio.

A Internet para zona rural traz novas oportunidades para esse ramo, seja na parte administrativa, operacional ou de marketing. O que se sabe é que não importa o lugar ou o negócio, a Internet é essencial. 
 

Agronegócio conectado com o mundo

 
Não é novidade que regiões rurais possuem dificuldade de acesso à Internet, o que se deve a distância e falta de torres de transmissão nesses locais.

Isso pode vir a ser um grande imprevisto para os negócios, principalmente com o aumento de vendas na Internet, ocasionado pela pandemia e o distanciamento social. 

Assim, ter uma boa conexão se tornou mais que fundamental para que vendas, negociações e compras possam ser realizadas por quem trabalha nesse segmento. A Internet auxilia o produtor rural no controle da lavoura, na obtenção de dados e informações, bem como na administração do negócio. 

Além disso, hoje em dia grandes investimentos tecnológicos com aplicações em agricultura e pecuária têm sido feitos. Dentre eles é possível citar drones, equipamentos autônomos, big data e Internet das coisas (IoT). 
 

Impactos da conectividade no campo

 
A conectividade no campo está crescendo, e o intuito é que haja uma verdadeira transformação digital. Isso irá aumentar a competitividade e também a sustentabilidade do agronegócio. 

Um acesso melhor também irá garantir que novas tecnologias sejam implementadas de maneira mais rápida nas zonas rurais, como automatização de processos de coleta e manejo do que é produzido. Assim, gerando uma melhor estratégia para o aumento da demanda desses produtos que vem crescendo exponencialmente no decorrer dos anos. 

Essa implementação da internet para zona rural poderá contribuir para mais produtividade, eficiência e aumentar a quantidade de empregos nos campos, ajudando no movimento da economia do país. Contudo, apesar da grande importância de manter essas zonas conectadas à Internet, mais de 70% das propriedades rurais ainda não possuem conexão de acordo com o Canal Agro. 

Por isso, alternativas de Internet para zona rural estão cada vez mais sendo procuradas e suas maiores apostas estão principalmente no 5G. 
 

Internet para zona rural: veja as opções disponíveis hoje

 
Como as regiões rurais ficam bem afastadas das capitais, a tecnologia exigida é bem diferente da Internet ofertada nas cidades. Confira a seguir algumas das tecnologias já disponíveis. 
 

Internet via Rádio

 
A Internet via rádio é uma das opções disponíveis no mercado, funcionando por meio de ondas de radiofrequência que são captadas pelos computadores e dispositivos.

Para que a conectividade seja boa é necessário que haja uma torre de transmissão próxima ao local e que essa apresente uma frequência o mais estável possível. Contudo, esse tipo não é o mais indicado para uma boa velocidade de conexão, sendo caracterizada pela lentidão e baixo custo-benefício. 
 

Internet Discada

 
Essa muitos já utilizaram, e apesar de ser passado nas cidades ainda é realidade nos campos. A Internet discada é muito utilizada por moradores em regiões afastadas, a qual utiliza as linhas telefônicas para obter o acesso à Internet. O grande problema é o seu custo que é cobrado da mesma forma que uma linha telefônica, por tempo de uso. 
 

Internet via Satélite

 
Essa é a tecnologia mais utilizada atualmente para acesso à Internet em regiões rurais, com um alcance grande chegando aos lugares mais afastados. Nesse caso, os satélites geoestacionários são os responsáveis por transmitir os sinais e estes serão captados pelos equipamentos.

Esse é bem próximo ao que se tem disponível nas cidades, em que se utiliza um modem que irá converter o sinal dos satélites para que se possa navegar na Internet. 
 

5G

 
Assim como a 3G e 4G que são as atuais utilizadas nas cidades, existe sua expansão para que as mesmas chegam aos campos. Contudo, regiões muito afastadas ainda não possuem essa tecnologia disponível. Assim, a 5G talvez chegue antes, pois essa promete revolucionar a conectividade rural. 

Com a instalação da primeira antena 5G em área rural no Instituto Matogrossense de Algodão, em Rondonópolis (MT), as mudanças para promover mais acesso à internet nessas regiões começaram a tomar forma. A expectativa é otimizar essas ações, para aumentar ainda mais a área de abrangência e de conectividade.

Para a implementação do 5G no Brasil ocorrerá leilão para a venda das frequências de operação dessa nova tecnologia de Internet móvel. E segundo o ministro das Comunicações a expectativa é que até 2028 todos os brasileiros tenham acesso à Internet.

Comments (0)

Write your comment