MOBILE X DESKTOP: Por onde você navega mais?

Um dos acontecimentos que mais marcou a humanidade até o presente momento no terceiro milênio foi o advento da internet e suas tecnologias. 

Assim, desde o início da sua popularização nos anos 90, a única forma de entrar na rede mundial de computadores era através da famigerada internet discada que era bem limitada e por desktops que sofriam da mesma limitação, seja de espaço de armazenamento ou até mesmo de baixa velocidade.

Entretanto, depois das grandes inovações sofridas no mercado digital e o advento dos smartphones e tablets, a era mobile chegou e acaba deixando o desktop cada vez mais de lado nos dias atuais.

Isso vem mudando por preferência dos usuários, por praticidade e até mesmo por aqueles que o primeiro contato com a internet ocorreu diretamente de um mobile, demonstrando a força desse tipo de ferramenta.

Você usa mais desktop ou mobile?

 
Escolher entre um e outro decorre de diversos fatores com experiências próprias de cada tipo de usuário, do qual vai atender melhor suas necessidades no dia a dia e até mesmo pelo simples gosto e familiaridade entre escolher a forma “fixa” de entrar na internet através de computadores ou a maneira móvel que cabe na palma da mão.

Dessa forma, qual você usa mais e interage melhor nas suas compras? Mobile ou desktop?

Diferenças e benefícios entre o uso do mobile e do desktop

 
De início, os principais fatores para um usuário escolher entrar na internet mais por via desktop do que mobile, está relacionado a questões de segurança.

Isso acontece por conta da utilização de recursos importantes via desktop como fazer compras ou mexer com contas bancárias, assim como pela simples familiaridade de usar o computador, pois ele foi o desbravador da internet para a sociedade como um todo no início dos anos 90.

Entretanto, o uso mobile para diversas atividades na vida cotidiana vem aumentando cada vez mais, assim, a gigante da internet no serviço de buscas e tecnologia Google lançou uma pesquisa relativa ao ano de 2020 em que 54% das buscas do navegador foram feitas por aparelhos móveis no mundo inteiro.

Fatores que auxiliam as pessoas a utilizarem mais o uso da internet na forma mobile

 
O principal fator que ajuda no uso da internet em dispositivos móveis é a praticidade, pois é cada vez mais comum às pessoas utilizarem seus smartphones e tablets na rua, andando com seu celular para todos os lugares.

Isso acontece até como uma forma social com aplicativos de mensagens instantâneas que tem uma dinâmica de funcionamento melhor dentro dos mobiles. Assim, esse fator que está a toda hora na mão ajuda.

Ademais, as facilidades dos programas pensados para o mobile que já gravam seus dados e suas preferências, facilitando a compra de produtos em site.

Fazendo com que os o e-commerce também sejam fatores dessa preferência pelo mobile, principalmente, em lojas de departamentos que vendem desde roupas e acessórios até livros.

Desse modo, a compra e o pagamento no modo mobile é facilitado podendo até mesmo escanear o boleto bancário pelo próprio aplicativo do banco, sendo mais um dos grandes fatores que auxiliam o uso da internet por aparelhos que acompanham o dia a dia da pessoa em qualquer lugar que ela esteja.

Por fim, o custo para adquirir também se torna um fator que ajuda, pois hoje no mercado é fácil encontrar tablets e smartphones a um preço baixo voltado para quem não conta com muito dinheiro no momento, porém, isso não acontece aos desktops que mesmo os preços mais populares costumam ser o dobro ou até o triplo do valor de celulares de entrada.

Assim, são as características de uso entre o mobile e o desktop. Vale ressaltar que para qualquer um dos casos é preciso que tenha um serviço de internet banda larga de qualidade para utilizar o melhor que a rede mundial de computadores pode oferecer aos seus usuários. Nessa linha, qual você usa mais e os motivos que fizeram você ter essa escolha, mobile ou desktop?

Add Comment