Blog da Cyber

22/09
Author
admin
Date
23 de setembro de 2020
Comments
0

O que aprendemos com a quarentena e o que levaremos dela para a vida?

A quarentena causada pela pandemia fez com que olhássemos para dentro de nós, muitas vezes contra nossa vontade.

Com esse olhar interno, muitas pessoas descobriram lados de si mesmas que nunca havia reparado, mas que sempre estiveram lá.

Além disso, essa chacoalhada causada pela novo vírus tornou as coisas simples mais saborosas para nós. Os sons dos carros, a agitação do trabalho e até os metrôs lotados deixaram saudades.

Nossa natureza humana requer contato humano, e por mais que nos sintamos bem sozinhos, ainda temos a necessidade deste contato.

No mundo dos negócios, milhares de empresas faliram, outras milhares alteraram seu modelo de negócio.

De fato, mesmo quando tivermos o fim dos contágios, certamente o mundo nunca mais será o mesmo: ele estará renovado, cheio de novas ideias, e também de luto. O que aprendemos com essa quarentena?

1. O mundo é interconectado

 
A maior lição que devemos tirar da quarentena é sobre a interconexão de tudo com o todo. Não está compreendendo? Vamos explicar melhor: um incidente na China derrubou todas as bolsas do mundo.

Embora, à primeira vista, seja algo impossível de ocorrer… bem, ocorreu. Este fato é a prova de que tudo está interconectado e que devemos ter cuidado com nossas ações.

O ideal é que tomemos consciência em nosso cotidiano.

Descartar objetos de plástico no local certo, trabalhar com a reciclagem do nosso lixo e até cuidar para tratar o próximo com gentileza, são ótimos pontos para se começar.

Em geral, nunca percebemos diretamente as consequências de nossos atos, mas, como temos testemunhado nessa pandemia, até mesmo não lavar as mãos corretamente pode contribuir para morte de milhares de pessoas.

2. O ser humano precisa aprender sobre compaixão

 
Quando a doença saiu de controle e começou a se espalhar pelo mundo, vimos uma onda de desespero e egoísmo por todos os lados.

Mas ainda sim, presenciamos aquelas pessoas que conseguiram pensar no próximo. Mesmo que grande parte, infelizmente, se limitou a estocar suprimentos e comprar tudo o que podia para se salvar.

Por conta deste ato impensado, suprimentos médicos valiosos começaram a faltar em vários hospitais, e até mesmo o pão de cada dia encareceu, prejudicando os mais pobres.

Dessa forma, ficou claro que devemos parar de falar sobre compaixão e finalmente praticá-la.

Isso pode ser feito nos pequenos atos em nosso dia a dia. O mundo pós-pandemia vai precisar de pessoas compassivas e concentradas em encontrar soluções.

3. Nossa saúde é nosso maior bem

 
Quando a imprensa começou a noticiar a forma como a covid-19 atua em nosso corpo, o pânico foi generalizado.

Pensar em nossos entes queridos implorando por um pouco de ar, enquanto uma doença maligna destrói seus pulmões, tornando o simples ato de respirar uma atividade impossível foi a parte mais difícil para todos nós.

Ficar à mercê de um assassino invisível, que poderia estar em qualquer lugar, foi muito pior. Quando as pessoas se deram conta disso, notaram que ser saudável é a maior felicidade do mundo.

4. Podemos sim, trabalhar em home office

 
Outra grande revelação que a covid nos trouxe foi o home office.

A maioria das empresas, estando incapazes de operar da forma convencional, foi obrigada a adotar esta modalidade de trabalho.

Ao contrário do que os gestores pensavam, adotar o home office não foi tão ruim assim.

A grande vantagem do ser humano é nossa capacidade de adaptação. De fato, mesmo com uma doença mortal circulando pelo ar e ameaçando nossos entes queridos e amigos, conseguimos ser produtivos.

5. Nossa higiene pessoal deixa a desejar

 
Mesmo o povo brasileiro sendo considerado o mais higiênico do mundo, a doença se espalhou bastante por aqui.

A pandemia foi cruel conosco, e hábitos simples de higiene como lavar alimentos, lavar as mãos antes de comer e assim por diante não foram satisfatórios por aqui. Dessa forma, acabamos registrando número assustadores de contágio e de mortes.

Devemos analisar e aplicar tudo o que aprendemos com a quarentena para que esse cenário catastrófico não se repita no futuro.

Mesmo diante de um momento como este, ainda há esperança para o futuro, desde que façamos tudo de acordo com as orientações dos especialistas.

E não esqueça, nunca deixe de acreditar que dias melhores virão.

Comments (0)

Write your comment