O que é necessário saber antes de contratar um plano de internet residencial

Investir no acesso à rede é uma prioridade contemporânea, assim como água e luz. Saiba como não ficar no prejuízo ao contratar um plano de internet residencial

Infelizmente, muitos dos planos de internet que adquirimos para nossa casa não entregam aquilo que precisamos, algumas dessas vezes por que acabamos comprando “gato por lebre”, contratando planos que nada tem a ver com nossas necessidades. Antes de bater o martelo e assinar o contrato, veja quais pontos considerar na contratação do plano de internet residencial:

Investimento

Tudo vai depender do que você está imaginando para a sua internet, do tipo de uso que fará enquanto estiver em casa, e de quanto dispõe para isso. Para os que trabalham do conforto do lar, que precisam da conexão sempre bem estabelecida, com uma boa taxa de transferência de dados, economizar na compra pode acabar sendo uma péssima decisão.

Sabemos que escolher o plano de internet residencial pode ser bem confuso, com empresas tentando empurrar negócios mais caros, o que nos faz ficar na defensiva, as vezes mais do que deveríamos.

O modelo de internet em fibra óptica é o mais escolhido nas residências, muito por conta dos preços finais dos pacotes. Levando isso em consideração, chega a hora de decidir por opções de 15 MB, 30 MB, de 50 MB, mesmo de 1 GB, mais uma vez, o que importa é a finalidade que você dará para o plano fixado.

Pense bem antes de definir e faça todas as perguntas necessárias antes de fechar o contrato, para não acabar gastando mais do que o necessário, ou o inverso, realizando um investimento que não te dá o retorno esperado. 

Suporte da empresa

Você pode até não querer, mas vai chegar a hora em que será necessário contatar a empresa, geralmente porque nos deparamos com algum B.O no acesso à internet. É nesse momento em que devemos ativar o modo “investigador” e correr atrás de informações, buscando feedbacks de pessoas que já contrataram a companhia, tentando descobrir se ela vai te deixar na mão ou não.

Experiências já realizadas com as empresas também entram na lista de aspectos que devem ser levados em conta. Quando você precisou, aquela empresa fez de tudo para te ajudar no plano que você contratou para o seu celular ou para a televisão de sua casa?

A confiabilidade da empresa é assunto essencial, sabemos quão desagradável pode ser aquela situação de impasse no uso da internet ou de qualquer outro serviço fundamental em nossa rotina.

Cobertura e acesso

Questões das mais básicas no uso diário da internet. Quantas pessoas usarão a internet durante o dia? O Wi-Fi conseguirá realizar a cobertura de toda a casa, ou será preciso arrumar alguns repetidores do sinal para a casa? Enfim, tudo isso entra no jogo.

Se todos trabalham em casa, por exemplo, e param para assistir filmes diferentes durante a noite, provavelmente será necessário contratar um plano de internet residencial com mais taxas de upload. A melhor forma de evitar dor de cabeça é se informar, por isso, não deixe de pesquisar e de perguntar àqueles mais próximos, com necessidades parecidas com as suas.

Add Comment