Qual a diferença entre download e upload e o que influencia

Estes termos são comumente vistos pela internet, mas você sabe responder, sem titubear, qual a diferença entre download e upload?

Palavrinhas do dicionário inglês que ganharam o mundo devido a expansão das tecnologias virtuais, essa diferenciação será apresentada neste artigo!

Curioso? Então, vamos dar início a este bate-papo!

Você já viu aqui qual a diferença entre a Internet a Rádio, Fibra Óptica e ADSL. Agora é finalmente chegada a hora de saber a diferenciação dos termos download e upload, tão presentes no nosso dia a dia.

E, antes de trazer os respectivos conceitos, vale destacar que entender sobre o assunto é importante uma vez que no momento da contratação da sua internet é indispensável reparar nos valores indicados para tais atividades.

Continue lendo e veja aqui qual a diferença entre download e upload agora!

 

Qual a diferença entre download e upload?

 

Entenda um pouco sobre os conceitos mais simples do mundo virtual!

 

Antes de falar especificamente dos termos download e upload é indispensável retomar um pouco no assunto e explicar como é o funcionamento da internet.

Basicamente, as máquinas – como aquela que você tem em sua casa – para ter acesso aos conteúdos que estão em outra máquina, precisam solicitar acesso às outras máquinas. A sua máquina, a solicitante, é chamada de “cliente” enquanto a outra é chamada de “servidor” ou “Server”.

Cada texto, imagem e conteúdo visto é possibilitado graças ao envio do Server para o seu computador. Esses envios são os famosos downloads e sem eles seria impossível ver os conteúdos nos sites e mídias sociais.

Por sua vez, quando você envia algo, o processo é inverso e ao invés do computador fazer um download ele passa a fazer um upload.

Em outras palavras e de forma bastante resumida, download é quando você baixa algum tipo de arquivo na sua máquina, enquanto que, upload é quando você envia arquivos para outro destino.

Conseguiu entender qual a diferença entre download e upload? Para facilitar ainda mais, vamos ver em mais detalhes cada um dos termos a seguir.

 

Entenda o download e o upload em detalhes

O download é todo tipo de informação e arquivo recebido de um Server e, apesar de nem sempre percebermos, fazemos inúmeros downloads simplesmente ao entrarmos em uma página, por exemplo.

Além do mais, os downloads são mais conhecidos porque diariamente damos de cara com botões e opções nas páginas e sites para baixar coisas e é justamente o termo “Download” que aparece nessas ocasiões!

O upload, por sua vez, também pode ser feito sem que se quer percebamos. É o caso de páginas que registram algumas das informações pessoais do internauta, logo que seu endereço virtual é acessado.

O upload é um termo mais conhecido e frequentemente visto pelas pessoas que enviam vídeos para sites como Youtube ou trabalham com publicações em sites e blogs. Entretanto, o simples fato de “Anexar” um arquivo ao e-mail, também significa fazer um upload!

 

Por que é importante saber qual a diferença entre download e upload?

Agora que você já entendeu o que significam os termos download e upload é importante ressaltar para que serve e em que influencia esse conhecimento.

Geralmente ao contratar uma assinatura de internet você vê destacado qual a capacidade de download no pacote. Entretanto, dificilmente você confere qual o valor para upload.

Isso, porque o valor de download sempre é muito maior, visto que baixamos muito mais informações do que as “subimos”. Salvo casos muito específicos, a quantidade destinada ao upload é mais do que suficiente para comportar todos os seus envios mensais!

Vale destacar apenas uma curiosidade, bastante importante para quem trabalha com esse volume de envio de dados: A taxa de upload sempre é superior para as opções de internet em Fibra Óptica ou Rádio. As menores taxas – e menos indicadas se você trabalha com muitos envios – é a internet ADSL.

 

Prejuízos quando as taxas de download e upload são baixas

Por fim, não menos importante, vale citar ainda a grande dificuldade de usar uma internet que tenha taxas baixas de download e upload.

Agora que você sabe qual a diferença entre download e upload já deve ter imaginado que um problema em qualquer dessas atividades atrasará todo o seu trabalho, certo? É isso mesmo!

Afinal, quando tais taxas ficam bem baixas, o computador torna-se muito lento!

Por não receber a devida atenção, é comum que os usuários contratem planos com taxa de upload baixa. Isso provoca um desgaste que pode ser sentido, por exemplo, nos jogos online, visto que o computador começa a travar repetidamente e sem outro aparente motivo.

Para agências que trabalham com envios de materiais pesados, a demora para “carregar” os projetos também é um forte indicativo de que o upload não está suprindo a necessidade do uso.

Ficou clara qual a diferença entre download e upload para você? Então aproveite para conhecer os Planos de Acesso à Internet Residencial da Cyberfly e veja quais são as taxas necessárias de download e upload, para o seu perfil de uso de internet.

Add Comment