Qual a diferença entre Internet a Rádio, Fibra Óptica e ADSL

A internet tomou conta de nossas vidas, e desde seu início até o dia de hoje vem crescendo imensuravelmente e se fazendo presente em todas as coisas que podemos imaginar. Dessa forma a tecnologia nunca para, proporcionando mudanças para a era digital, e por isso, conhecer as diferenças entre Internet a Rádio, Fibra Óptica e ADSL pode ser importante para as pessoas, antes de encaminhar uma contratação de serviços.

O smartphone também é uma realidade inquestionável. Agora, é muito mais importante existir uma conexão Wi-fi válida onde quer que a gente vá, do que outras coisas. Nossa vida está imersa em uma tela de algumas polegadas e cada dia mais, as facilidades que podemos ter em nossas mãos fazem com que o nosso celular seja nosso melhor amigo.

Mas o que muita gente não entende, é que por trás de um sinal de internet, existem algumas variações de conexões, como a Internet a Rádio, Fibra Óptica e ADSL, o que pode mudar completamente a maneira como sua casa ou escritório recebe um sinal.

Por isso, se você quer entender as diferenças entre esses tipos de conexão de internet chegou ao lugar certo! Continue lendo esse texto para saber todas as informações possíveis e descobrir o que sua casa precisa nesse momento.

 

Conheça as diferenças entre a Internet a Rádio, Fibra Óptica e ADSL

  • Internet a Rádio

Uma conexão de internet via rádio funciona sem nenhum tipo de fio chegando à sua casa, ela se propaga por meio de repetições de sinais que são feitas por diversas antenas posicionadas em lugares estratégicos.

Assim, para que seja possível uma conexão, os locais os quais as antenas estão instaladas precisam “se enxergar” de certa forma – não havendo barreiras, como construções ou prédios – à torre de transmissão. Dessa forma conseguimos entender porque esse tipo de instalação tem que ser feita em topos de prédios.

Entre as principais vantagens da conexão a rádio, podemos destacar as seguintes:

  • Não existe nenhuma necessidade de instalação de cabeamento, já que é feita sem fio;
  • Custo x benefício, pois costuma ser um meio acessível, com boas velocidades e ótima qualidade.
  • Qualidade e alcance: Além de possibilitar um bom serviço, as antenas de rádio permitem que o sinal chegue onde outras tecnologias dependeriam de maior estrutura, como áreas rurais ou regiões periféricas das cidades.

Neste artigo você pode conferir um pouco mais sobre como funciona a internet a rádio. https://www.cyberfly.com.br/blog/como-funciona-internet-via-radio/

  • Fibra Óptica

A conexão de internet via fibra óptica apresenta um meio de transmissão com um tráfego de dados com uma velocidade muito alta, já que a fibra consegue transmitir esse sinal por meio de reflexões de raio laser pelo cabo, o que favorece sua capacidade transmissora.

Esse tipo de conexão funciona como os cabos convencionais, só que para garantir a excelência em todo o processo, o sinal é transformado em luz por meio de conversores integrados, sendo várias camadas de materiais isolantes, plásticos e refletores que garantem que o fio tenha a máxima proteção contra as interferências.

Entre as suas principais vantagens podemos citar as seguintes:

  • A estabilidade do sinal presente;
  • A altíssima velocidade que a conexão apresenta;
  • Instalação muito mais fácil e simples;
  • Rapidez em todo processo.
  • ADSL

ADSL significa Asymmetric Digital Subscriber Line – Linha Digital Assimétrica para Assinante – tendo como palavra-chave a assimetria que define como essa conexão irá lidar com o fluxo das informações, sendo maior em um sentido do que o outro.

Em outras palavras isso significa que a velocidade do download é sempre maior que a velocidade do upload. O que justifica grande parte das reclamações recebidas nas operadoras.

Esse é o tipo de conexão que estávamos acostumados antigamente, funcionando por meio de uma linha telefónica, com uma vantagem de conseguir possibilitar que o usuário navega enquanto conversa, diferente da discada dos velhos tempos.

Ela possui outras vantagens, porém por ser uma tecnologia um pouco mais atrasada ela apresenta mais desvantagens do que vantagens, como a velocidade baixa, necessidade de cabeamento telefônico e limite de sinal.

Internet a Rádio, Fibra Óptica e ADSL – Afinal qual é melhor?

Mesmo que a ADSL seja uma das conexões mais comuns entre os usuários domésticos, de um tempo para cá sua supremacia vem sendo deixada de lado por meios como Internet a Rádio e Fibra Óptica, já que a tecnologia dessas aumenta constantemente e proporciona uma velocidade de conexão maior.

Por isso, no mundo em que vivemos hoje em dia, onde todas as informações são extremamente rápidas e precisas, a fibra e o rádio são os melhores e mais eficientes meios de conexão, fazendo com que a ADSL esteja defasada.

Agora que você já sabe a diferença entre a Internet a Rádio, Fibra Óptica e ADSL, precisa conhecer planos diferenciados de acesso à internet residencial (link – https://www.cyberfly.com.br/planos-de-internet-residencial ) para conseguir ter acesso residencial excelente e de qualidade.

Ainda com dúvidas? Deixe sua pergunta aqui abaixo.

Add Comment