Blog da Cyber

18/08
Author
admin
Date
25 de agosto de 2020
Comments
0

Saiba como o wifi funciona realmente

Usar a internet nos dias de hoje é muito fácil: só precisamos acionar o nosso pacote de dados e pronto, já estamos conectados.

No entanto, vários locais em nosso cotidiano apresentam uma outra alternativa ao pacote de dados dos planos de telefonia, no caso, o famoso wifi grátis.

Mas você sabe como o wifi funciona realmente? Esse é o tema que vamos explorar neste artigo.

O wifi é uma tecnologia nova?

 
Na segunda guerra mundial, o uso de torpedos era muito comum pelos submarinos, mas tinha um detalhe realmente problemático quanto a eles: os torpedos eram guiados por sinal de rádio, ou seja, era fácil interceptá-los.

Dessa forma, mudar a trajetória dos torpedos era simples, causando uma situação embaraçosa para os militares americanos.

Para solucionar este problema, Hedy Lamarr, uma atriz e inventora americana, surgiu com uma ideia brilhante: saltos de frequência.

Assim, enquanto o torpedo estivesse em atividade, haveria uma mudança de frequência, impedindo sua interceptação e garantindo o sucesso na missão.

Porém, essa tecnologia ainda não é o wifi que conhecemos hoje, mas é um dos pilares dela.

Na década de 80, os computadores com acesso à internet precisavam usar cabos para ficarem conectados. No entanto, por questão de praticidade, houve a necessidade de conexão sem fio, e assim começou a busca pelo wifi que conhecemos.

Os primeiros testes foram frustrantes. De fato, as tecnologias primitivas eram bloqueadas por qualquer objeto entre o roteador e o computador.

Além disso, a distância máxima de conexão era muito pequena, e mais uma vez os cientistas tinham em mãos um problema duro de resolver. Bem, na verdade o problema já havia sido resolvido dez anos antes, mas ninguém percebeu.

O engenheiro elétrico, conhecido como pai do wifi, John O’Sullivan, estava estudando buracos negros na década de 70.

Para isso, ele e sua equipe visavam captar sinais de rádio vindos desses fenômenos espaciais, e chegaram até a desenvolver uma técnica matemática nova, a chamada transformada rápida de Fourier.

A pesquisa não teve bons resultados e foi deixada de lado, mas serviu para ajudar no desenvolvimento do wifi. Daí em diante a tecnologia foi sendo aprimorada e chegamos onde estamos hoje.

Como o wifi funciona realmente?

 
A maioria das pessoas acredita que o nome “wifi” é uma abreviação de algum termo técnico, porém ele não significa nada. Na verdade, esse nome foi escolhido para ser “popular”, ou seja, para ser fácil de lembrar e gostoso de falar.

Para que isso fosse feito, alguns especialistas foram consultados na época. Só para sanar sua curiosidade, o nome original do wifi é “IEEE 802.11”. Ainda bem que mudaram, não é mesmo?

A forma como o wifi funciona realmente é um pouco complicada, mas vamos tentar facilitar sua compreensão. Quando estamos na praia, podemos observar as ondas se quebrando na areia.

Se cronometrássemos a quantidade de ondas que se quebram em 1 segundo, teremos o conceito de Hertz.

Assim, 1 Hz significa que 1 onda quebra na praia por segundo; 10 Hz diz que 10 ondas se quebram em 1 segundo, e assim por diante.

O wifi trabalha com valores de Hertz enormes, na ordem de bilhões, ou como falamos no mundo da tecnologia, na ordem de Giga.

Atualmente fazemos uso de 2 frequência de wifi: 2,4 GHz e 5 GHz. A primeira possui um alcance maior, mas é mais lenta; já a segunda é muito rápida, mas tem alcance reduzido.

O wifi é um quebra-cabeças

 
Para compreendermos como o wifi funciona realmente, precisamos entender que tudo o que vemos em computadores e celulares pode ser dividido em pedacinhos bem pequeninos e, em seguida, transformado em um código e transmitido como frequência de onda.

Essa transferência de dados é muito rápida e eficiente.

Quando outra pessoa interage com nossa mensagem, a informação é rapidamente remontada e aparece exatamente da forma como nós a enviamos. Para nossa percepção, esse processo é instantâneo.

Se você ficou com medo por causa da quantidade de ondas enviadas pelo seu roteador wifi, saiba que ele não causa nenhum problema à saúde.

E aí, você já sabia como o wifi funciona realmente? Essa tecnologia está presente em praticamente todos os lugares, mas poucas pessoas compreendem seu funcionamento.

Comments (0)

Write your comment