Travou minha internet, e agora?

Quem nunca estava vendo um filme e de repente ele para na melhor parte porque a internet travou, não é mesmo? Ou então estava no meio do trabalho e tudo trava? Pois é, os problemas com a conexão de internet parecem que só pioraram em meio à pandemia.

Afinal, agora a demanda é muito maior que antes. Com aulas à distância, trabalhos home office e tendo que ficar mais tempo em casa, a internet se demonstrou essencial aumentando a demanda substancialmente. 

Porém, não precisa se preocupar que nós vamos trazer as melhores dicas para minimizar essas falhas. Confira a seguir!

 1 – Operadora 

 
Confira se o sinal da operadora é bom na sua região. Há diversos sites que te permitem checar se o que você comprou está sendo entregue. E para fazer isso utilize o cabo direto da rede, pois a WiFi nunca consegue entregar tudo devido a diversas interferências.  

Algumas operadoras já oferecem aplicativos que permitem checar se está tudo certo com o sinal também. Basta entrar na sua conta e ir à opção suporte, lá você irá ver se está tudo correto no seu bairro, ou se está ocorrendo alguma instalação ou alteração.  

2 – Hardware

 
É sempre válido verificar se está tudo conectado, ou se o modem está funcionando adequadamente. É normal, ao limpar a casa, por exemplo, que algum fio se solte e trave a internet.  

3 – Localização do roteador

 
O WiFi é uma onda de transmissão, e colocá-lo no local correto é que irá permitir você ter uma boa internet em todos os cômodos da casa. Lembre-se que paredes, portas e objetos na frente do modem fazem o sinal cair. Tente sempre colocar na região mais central possível da sua casa, de preferência um que seja mais aberto.

4 – Repetidores nem sempre são a melhor opção

 
É comum o uso de repetidores, principalmente em casas maiores. Contudo, apesar de ampliar o sinal se o repetidor for de baixa qualidade, ele irá entregar uma baixa velocidade de conexão.

5 – Canais de transmissão

 
Uma outra dica é você configurar seu roteador para que ele use um determinado canal. Porém, para isso é necessário criar um canal para ele.

Geralmente as operadoras já apresentam um canal próprio, mas em regiões muito populosas gera uma competição de roteadores que prejudica a transmissão.

6 – Quantidade de pessoas conectadas pode travar minha internet?

 
Claro que quanto maior a quantidade de pessoas utilizando a mesma rede, menor será a velocidade. Isso porque existe um limite que o plano consegue cobrir.

Assim, imagine se existem pessoas, como seus vizinhos, que estão utilizando sua internet? Então sempre tente trocar a senha de vez em quando, e caso não tenha, coloque. Isso irá garantir que sua rede seja apenas sua, da sua família e amigos.

7 – Aplicativos “roubam” internet

 
Lembre-se que vídeos, como filmes e séries, demandam muito da conexão. Por isso, é normal que a velocidade em outro dispositivo caia enquanto alguém estiver vendo Netflix, por exemplo.

8 – Reinicie seu roteador

 
Quem nunca ouviu isso, não é mesmo? Pois é, essa é realmente uma dica válida, apesar de clichê. O modem fica trabalhando 24 horas por dia, assim é natural que às vezes apenas desligá-lo por alguns segundos já resolva o problema.  

9 – Limpe seus dados de navegação

 
Se só o seu computador está sofrendo com internet lenta, tente apagar seu histórico. Conforme utilizamos a internet muita coisa fica salva, e isso pode comprometer a eficácia do navegador. Por isso, a dica é sempre dar uma limpada de tempos em tempos.  

10 – Use o cabo para que não trave na hora H

 
Caso você precise da internet para algo importante, sempre utilize o cabo. Como já falado, o WiFi sofre com diferentes interferências, logo se você tem uma reunião ou algo que necessite de uma internet de qualidade, conecte-se à rede diretamente pelo cabo. Isso evitará possíveis quedas de transmissão e lentidão, por exemplo.  

Por fim, se nenhuma dessas dicas funcionou, um técnico especializado pode ser necessário. Mas sempre verifique se seu plano é suficiente para a quantidade de pessoas que o utilizam e para o que ele é usado.

Com o home office, talvez seja necessário ter um plano com mais internet para conseguir dar conta sem problemas.

Para mais dicas como essa, não deixe de conferir nosso blog, todas as semanas aqui na CyberFly!

Add Comment