Velocidade de conexão: Saiba como está a sua

Você sabia que tem como medir a quantidade de internet que realmente chega até a sua casa? Confira aqui na CyberFly o passo a passo de como fazer isso!

É comum termos aquela dúvida de quanto de internet realmente está chegando, ou então se o plano de dados contratado está fazendo jus ao valor e cumprindo com o que diz oferecer.

E é justamente por isso que alguns sites trouxeram uma forma de checar isso confiavelmente e ter uma base se sua internet está boa ou não.

Teste de Velocidade

 
Hoje em dia existem diversos sites, como o minhaconexão.com, que te permitem fazer o teste de velocidade de conexão e ter uma medida confiável.

Com esse teste você consegue monitorar o desempenho do plano que você contratou através da velocidade de upload, da velocidade de download, entre outros.

Como funciona

 
Para fazer é muito simples, basta você entrar no site e clicar em verificar. Basicamente, o programa já irá fazer tudo.

Primeiro irá reconhecer seu IP (a identificação do seu computador na web) e sua localização, após isso ele irá simular a velocidade de conexão.

Além disso, você também pode escolher o servidor mais próximo de você para o teste e conseguir um resultado mais preciso. Se você não escolher, ele irá identificar o mais próximo automaticamente.

O resultado geralmente é composto por três partes: velocidade de download, de upload e de latência. Outros ainda podem mostrar o seu endereço de IP, o sistema (no caso qual a versão do navegador), e a operadora de internet, por exemplo.

Teste de velocidade de download

 
Essa é a principal informação do teste, pois irá te falar o quão rápido sua rede está baixando coisas da Internet. Essa deveria ser próxima ao plano contratado pela operadora, caso não seja, é bom entrar em contato com seu servidor.

Por exemplo, se sua velocidade de conexão é de 60 Mbps e o teste mostrou entre 55 e 60 Mbps, ela está boa. Agora, se for muito abaixo que isso, é bom ficar esperto!

Teste de velocidade de Upload

 
Upload é você enviar algo do computador para a Internet. E essa é diferente, portanto, não se assuste caso ela esteja abaixo da velocidade de download. Aqui você avalia o quão rápido você consegue anexar, enviar ou postar um arquivo na Internet.

Teste de Latência

 
O conhecido Ping, irá te dizer qual é o tempo de atraso entre a entrada e a saída das informações.

Isso pode ser útil para identificar problemas mais específicos. Porém, geralmente é pequeno ficando em torno dos milésimos de segundos.

Dicas para fazer o teste

1 – Feche todos os programas

 
Antes de começar o teste é bom fechar todos os programas, aplicativos e outros que possam usar a internet.

O mesmo vale para outras pessoas, portanto peça para que as pessoas desliguem a WiFi por esse período. Uma dica é fazer isso à noite ou de madrugada, pois nesses períodos poucas pessoas estão usando a internet.

2 – Use o cabo de rede

 
Após fechar tudo que possa estar utilizando a internet, conecte o cabo de rede diretamente do modem ao computador.

Isso porque a WiFi sofre interferências, então, com certeza, ela será menor do que o seu plano, e, portanto, não é uma análise correta, gerando uma velocidade de conexão menor do que realmente é.

Essas dicas irão fazer com que seu teste seja mais confiável e seguro, retornando resultados mais precisos.

Dicas para ter uma velocidade de conexão boa

 
– Limpe seu navegador regularmente

Conforme vamos utilizando e aceitando cookies, é comum a navegação ficar mais lenta. Por isso, sempre limpe seu histórico, você verá que sua navegação ficará imediatamente mais rápida.

– Otimize com aceleradores

Utilizar aceleradores para fazer downloads é uma ótima opção, pois além de economizar tempo, ele poupa internet.

– Verifique a velocidade do computador

Às vezes a velocidade do computador é baixa, portanto, confira sempre como está a velocidade do seu computador. Isso irá mostrar se o problema é da internet ou do aparelho.

– Tenha uma antivírus

O antivírus é importantíssimo, e previne seu computador de malwares e conteúdos nocivos, que com o passar do tempo travam e deixam seu computador mais lento.

– Streamings

Lembre-se que streamings, como Netflix, demandam muita internet. Assim, é normal a velocidade de conexão cair ao ver um filme ou uma série, não se desespere. Sua internet é boa, apenas está sendo consumida toda para rodar as imagens e vídeos.

Por fim, não se esqueça que a Cyberfly é parceira para que a sua conexão seja sempre veloz. Por isso, não deixe de conferir nosso site e tudo que temos para oferecer nele!

Add Comment